PROGRAMAS

O objetivo do portfólio de transporte (de carga e de passageiros) é contribuir diretamente para a redução das emissões de combustíveis fósseis no Brasil. Sendo o transporte a principal fonte de emissão das cidades brasileiras, compreendemos a urgência de aprofundar o debate sobre mobilidade urbana, incentivar e investir no ciclismo e na caminhabilidade - problematizando o uso do transporte individual motorizado que ocupa 80% do espaço público e beneficia aproximadamente 20% da população do país.

A poluição causada pela queima dos combustíveis fosseis se desdobra em graves problemas de saúde, de respiração e cardiovascular, por exemplo. Para transformar esse cenário, o portfólio parte da narrativa da saúde para alavancar o transporte de baixo carbono. A estratégia do portfólio compreende as seguintes iniciativas:

Engajar a sociedade civil na concepção, monitoramento e execução das políticas de mobilidade – Investir na qualidade e infraestrutura do transporte público e do transporte ativo (ciclistas e pedestres), tornando-os mais atrativos e acessíveis em termos físicos e financeiros.

Aprofundar o conhecimento e o debate sobre a economia do transporte - As cidades são cada vez mais desenhadas para o que o uso do transporte individual principal seja a principal alternativa. Nesse sentido, é preciso repensar o planejamento urbano para atenuar os deslocamentos pelas cidades, evitando que as viagens sejam demasiadamente longas e garantindo uma mudança de modais para assegurar que os trajetos acontecerão em transporte de qualidade.

Explorar as interfaces entre qualidade do ar e saúde com as políticas e tecnologias de transporte – Promover o aprimoramento das tecnologias, investindo na troca das opções de combustíveis dos automóveis e na eletrificação dos ônibus para, assim, reduzir as emissões.

iCS - Instituto Clima e Sociedade 2019 | Todos os direitos reservados