PROGRAMAS

Projeto Kigali


O Projeto Kigali nasceu como uma iniciativa que visa a contribuir para a mudança do perfil de consumo energético do setor de ar condicionado no Brasil, aproximando-o das melhores práticas internacionais de forma integrada à transição segura para gases refrigerantes de baixo GWP.

Com esta iniciativa, iCS objetiva não somente aproveitar o potencial de mitigação das emissões de gases de efeito estufa no setor elétrico brasileiro, como também proporcionar uma real economia para o consumidor, além, é claro, de promover um mercado mais inovador e competitivo para o setor de ar condicionado.

De modo a cumprir este objetivo, o Projeto Kigali estrutura-se em quatro componentes:

  • Instigar esforços para que o planejamento do setor elétrico preveja medidas de eficiência energética no setor de ar condicionado e que, uma vez desenvolvido o plano de redução dos HFCs, este tenha links com a eficiência energética.

  • Trabalhar para a revisão dos níveis mínimos de eficiência energética, do Programa Brasileiro de Etiquetagem e do selo PROCEL, de modo que se aproximem das melhores práticas internacionais.

  • Contribuir para o melhoramento da eficiência energética do setor de compressores;

  • Alavancar o financiamento para o suporte à transformação do mercado de condicionares de ar.

http://kigali.org.br




Diálogos Futuro Sustentável


Diálogos Futuro Sustentável é uma série de encontros internacionais, resultado de uma parceria entre o iCS e a Embaixada da Alemanha no Brasil, que nasceu de um longo histórico de cooperação entre os dois países na área climática. Esse compromisso foi reafirmado em 2015 pela assinatura de uma Declaração Conjunta sobre Mudança do Clima, que se tornou uma importante plataforma para que Brasil e Alemanha cooperem na realização dos objetivos e metas do Acordo de Paris.

Objetivos:

Realizar encontros internacionais sobre temas-chave para o intercâmbio de experiências, práticas e conhecimentos na direção das metas locais e globais relativas ao clima.

Colocar o tema das mudanças climáticas no centro da pauta de desenvolvimento nacional, especialmente nas agendas política, social, econômica e empresarial de curto e médio prazos.​

Difundir e debater estratégias para o desenvolvimento sustentável.

Motivar e potencializar ações multilaterais e multissetoriais que levem ao cumprimento das metas do Acordo de Paris.

https://www.dialogosfuturosustentavel.org




E+ Diálogos Energéticos


E+ é uma iniciativa do Instituto Clima e Sociedade (iCS) que nasceu para tornar-se mais tarde uma organização independente, com time interdisciplinar que fornece análises, estudos e ideias sobre problemas das conjunturas política e econômica, com foco na transição energética brasileira, em direção a uma economia de baixo carbono. A atuação de E+ parte da identificação de tendências e barreiras à construção de um setor de energia brasileiro com baixa emissão de gases de efeito estufa (GEE). Além disso, avalia também as contribuições desse setor para os demais setores econômicos nessa mesma direção.

A iniciativa está está comprometida em colaborar para tornar a transição energética brasileira bem-sucedida. Seu principal papel nesse processo é alcançar a convergência de posições entre tomadores de decisão de esferas públicas e privadas, sobre como alcançar os objetivos principais dessa redefinição da matriz energética no menor prazo possível. Isso requer o debate permanente entre atores relevantes da política energética, em direção a decisões democraticamente construídas, capazes de influenciar decisões políticas.

A transição energética trata de uma mudança profunda nas estruturas econômica, social e política no país, e o maior desafio brasileiro nesse processo é equalizar diferentes visões, necessidades e prioridades para alcançar um planejamento que viabilize a expansão do sistema de maneira limpa, com recursos prioritariamente renováveis, e com benefícios para toda a sociedade. O desafio do E+ está em identificar e buscar respostas pragmáticas sobre quais desafios precisam ser superados, quais tarefas são fundamentais e quais são as soluções concretas para essas questões.





iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • LinkedIn ícone social