• iCS - Clima e Sociedade

Quebra-Cabeça do uso da terra no Brasil

O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia publicou um paper internacional sobre a equação possível entre aumento de produção agrícola e redução do desmatamento na região Amazônica


O IPAM acaba de publicar um estudo técnico na Land Use Policy Scientific Journal. Entitulado “Solving Brazil´s land use puzzle: increasing production and slowing Amazon deforestation” (em tradução livre, “Resolvendo o quebra-cabeça do uso da terra no Brasil: aumentando a produção e reduzindo o desmatamento da Amazônia”), o texto mostra que essa equação é possível e passa necessariamente pela destinação de terras públicas, o que reduziria a apropriação e especulação.

Outros três pontos de destaque são: necessidade de políticas públicas e de mercado para evitar o desmatamento; investimentos privados e públicos deveriam focar em aumentar a produtividade agrícola; assistência técnica pode promover sustentabilidade e benefícios para pequenos agricultores. Tudo isso em um contexto no qual o Brasil é uma força global de agricultura: o país produziu 30% da soja mundial e 15% de carne em 2013, embora muito desse crescimento tenha sido às custas dos ecossistemas nativos.

iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados