• iCS - Clima e Sociedade

Por dentro do iCS: novas colaboladoras na equipe



Novidades na equipe. Recentemente, recebemos três novas colaboradores que vão atuar em diferentes áreas da organização. Juliana Luiz fará parte do Departamento de Desenvolvimento Institucional e Parcerias (DIP), Renata Albuquerque atuará junto com o portfólio de Política Climática e Engajamento e a direção executiva do Instituto Clima e Sociedade. Nathalia Paes Leme já atua como assessora técnica no Instituto E+ TRansição Energética desde dezembro de 2019. Separamos este espaço para apresentar suas trajetórias profissionais com mais detalhes e desejar oficialmente boas vindas a todas!


Juliana Luiz é graduada em Direito pela UERJ, graduada e licenciada em História pela UNIRIO, mestre em Relações Internacionais pelo PPGRI/UERJ e doutora em Ciência Política pelo IESP/UERJ. É pesquisadora do Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO) do IESP/UERJ e professora de Relações Internacionais pela UFRRJ. Academicamente, suas pesquisas e análises convergem para os temas de desenvolvimento rural sustentável, política externa, cooperação internacional, atores transnacionais e organismos internacionais. Profissionalmente, Juliana já atuou como professora da Universidade Cândido Mendes (2013-2014) e como pesquisadora e colaboradora em diferentes setores da Fundação Getúlio Vargas – FGV  (no Centro de Pesquisa em Direito e Economia, CPDE (2013-2014); no Centro de Relações Internacionais, CRI (2014-2016); e no Centro de Pesquisa e Documentação em História Contemporânea, CPDOC (2016-2017)). Antes de ingressar no iCS, atuava como consultora na empresa Gestão de Interesse Público (GIP), tendo assumido projetos na área de planejamento estratégico e institucional, de assessoria a doadores e de estratégias para captação de recursos de organizações sem fins lucrativos. No iCS, ela é a nova assessora de relacionamento institucional, sendo responsável pela ponte com os financiadores e redação de projetos.



Nathalia Paes Leme é graduada em Engenharia Elétrica e pós-graduada em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas pela Universidade Estácio de Sá. Também cursou bacharelado em Cinema na Universidade Estácio de Sá e Astronomia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui certificação de trainee em programação neurolinguística. Tem experiência em gestão e logística de compras técnicas, coordenação de fornecedores, desenvolvimento de projetos, gestão de produção e pesquisa científica. No iCS atua como Analista Técnica do Instituto E+ Transição Energética e Projeto Kigali, assessorando às coordenações de comunicação e técnica do E+.



Renata Albuquerque Ribeiro é doutora em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Possui Mestrado em Ciência Política pelo IESP-UERJ, Bacharelado em Ciências Sociais pela UFRJ. Foi pesquisadora visitante na University of South Africa (UNISA) e no Institute for Global Dialogue (IGD) em 2017, ambos na África do Sul, e Professora Substituta no Instituto de Relações Internacionais e Defesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IRID-UFRJ). Pesquisadora no Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO) e na Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (DINTE-IPEA). Consultora de Política Internacional no Instituto Clima e Sociedade (ICS). Tem experiência nas áreas de Política Internacional, Política Externa Brasileira, Energia, Mudança Climática, Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e Cooperação Sul-Sul. Publicações e apresentações de trabalho no Brasil e no exterior. No iCS, ela é uma consultora de Relações Internacionais responsável por acompanhar e analisar temas da política internacional e da política externa brasileira relacionados às mudanças climáticas.



Clique aqui para conhecer a nossa equipe completa e o nosso conselho deliberativo.












iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados