• iCS - Clima e Sociedade

Transição Energética em pauta

O Instituto E+ realizou uma série de webinars no último mês e estreou “O Cisne Negro e Transição Energética”, com foco o mercado de petróleo. O primeiro evento teve a presença de Art Berman, um dos mais conceituados especialistas do setor nos EUA

Você sabe o que significa a expressão Cisne Negro? O conceito do Cisne Negro foi criado pelo filósofo Nassim Taleb para classificar “um ponto fora da curva” - uma crise ou um evento de extrema raridade, impossível de ser previsto, que provoca um impacto violento e duradouro na sociedade. Segundo Taleb, a natureza humana nunca foi preparada para assimilar cisnes negros. O Instituto E+ Transição Energética lançou a série de webinars “O Cisne Negro e a Transição Energética”, com o objetivo de acompanhar os impactos da crise global causada pela Covid-19 no setor energético mundial, bem como seus desdobramentos na transição energética. A estreia da série teve como foco o mercado do petróleo, com a visão do especialista norte-americano Arthur Berman e moderação de Luiz Barroso, presidente da PSR Consultoria.. De Houston, Berman apresentou suas análises sobre a queda dos preços do petróleo, e previu o alcance de um novo valor de equilíbrio para os preços até o final de 2020, mas não em patamar similar aos níveis pré crise. Acesse e assista ao webinar aqui!

No dia 16 de março, o Instituto E+ Transição Energética realizou a segunda edição da série de webinars “Transição Energética no Mundo”, cujo objetivo é debater o assunto em diferentes contextos nacionais e internacionais. Dessa vez, o palestrante foi Julián Zuluaga, chefe do Escritório Central de Assuntos Regulatórios e Empresariais do Ministério de Minas e Energia da Colômbia, falando sobre “A Transição Energética na Colômbia”. Entre outros temas, Zuluaga abordou o desafio de eletrificar a economia colombiana de maneira sustentável e o foco nos compromissos ambientais.



iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados