• iCS - Clima e Sociedade

Transição justa do carvão para fontes limpas

Na corrida da transição energética mundial, o peso do carvão mineral na matriz energética da África do Sul foi o tema do sexto webinar da série Transição Energética no Mundo, promovido pelo Instituto E+


O desafio de desenvolver sua economia, com matriz energética altamente baseada no carvão mineral (70% da capacidade instalada), faz a África do Sul apostar em uma transição justa do carvão para fontes energéticas mais limpas. Bruce Raw, diretor de estratégia do think tank sul-africano GreenCape, apresentou o contexto e perspectivas do país, enquanto Donato Filho, sócio fundador da Volt Robotics e ex-Diretor de Regulação e de Planejamento Energético na EDP Energias do Brasil, fez um paralelo com o contexto brasileiro. A moderação ficou a cargo de Nicole Oliveira, especialista em mudança climática e sustentabilidade internacional e diretora financeira no Instituto Internacional Arayara.


O sexto webinar da série Transição Energética no Mundo, do Instituto E+, trouxe a experiência da África do Sul e as oportunidades de desenvolvimento socioeconômico oferecidas pela transição energética. A série pretende mapear desafios e soluções para a transição energética em diferentes cenários e regiões do mundo, sempre traçando paralelos com as opções do Brasil.


Assista na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=Q2MVkBNQwMA