• iCS - Clima e Sociedade

Taxonomia Verde

Sitawi e FEBRABAN lançam consulta pública para a taxonomia verde, que aborda a nova classificação dos recursos financeiros intermediados pelo setor bancário caracterizados de acordo com questões socioambientais e climáticas.

A Sitawi lançou consulta pública para a taxonomia verde em parceria com a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos). A iniciativa aborda a nova classificação para mensuração dos recursos financeiros intermediados pelo setor bancário, caracterizados de acordo com questões socioambientais e climáticas. A nova proposta aborda três eixos prioritários: Exposição às Mudanças Climáticas (monitoramento da exposição das carteiras ao risco climático); Economia Verde (acompanhamento do potencial impacto positivo para a sociedade/meio ambiente); Exposição ao Risco Ambiental (monitoramento da exposição das carteiras ao risco ambiental).


Gustavo Pinheiro, coordenador do portfólio de Economia de Baixo Carbono do iCS, diz que “a construção de taxonomia é o caminho para regular o sistema financeiro, possibilitando a diferenciação entre negócios alinhados ou em desconformidade com os objetivos do Acordo de Paris, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e outras estruturas que definem o futuro que estamos construindo”.


iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados