• iCS - Clima e Sociedade

Investimentos amazônicos

Novo episódio da série Amazoniar fala sobre o papel do comércio internacional e dos investidores na preservação da Amazônia, cumprindo propósito de ampliar diálogo Brasil-Europa


O terceiro episódio da série Amazoniar, iniciativa do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) com apoio do Observatório de Comércio e Ambiente na Amazônia (OCCA), tratou do tema “Amazônia sustentável: o papel do comércio internacional e dos investidores”, dentro da perspectiva de ampliar o canal de diálogos entre Brasil e Europa sobre a região. Os convidados do bate-papo, mediado por Paulo Moutinho, pesquisador sênior do IPAM, foram: Marco van der Ree, holandês e fundador/CEO do Brokering Solidarity, e Fabio Alperowitch, gerente de portfólio da Fama Investimentos. Entre os destaques, a percepção de que, nos últimos 25 anos, a Amazônia perdeu para o desmatamento o equivalente a 10 vezes o território da Holanda. Isso significa que não apenas desperdiçamos a oportunidade de aproveitar a ampla riqueza dessas áreas e potenciais altos retornos financeiros, como também comprometemos a qualidade de vida de todos.


“A Amazônia estoca entre 80 e 120 toneladas de CO2. Considerando o mercado europeu de certificação de carbono, isso pode chegar até 20 trilhões de reais por ano”, disse van der Ree. Confira.


Já o quarto episódio da série focou em como investimentos em manejo florestal e rastreabilidade possibilitam extração sustentável e socialmente justa. O debate, moderado por André Guimarães, diretor executivo do IPAM, teve as participações de Roberto Silva Waack, presidente do conselho do Instituto Arapyaú, e Leonardo Martin Sobral, gerente de certificação florestal do IMAFLORA. Assista.

iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados