• iCS - Clima e Sociedade

Semana da Diversidade

Atualizado: 16 de Ago de 2019



Entre as realizações de 2018, destacamos a parceria firmada com o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT). Realizamos o primeiro workshop de diversidade e equidade com toda a equipe do iCS em agosto do último ano. Ministrado pela doutora em psicologia Maria Aparecida Bento, que é diretora-executiva do CEERT, o projeto de capacitação institucional visou o aprofundamento da compreensão de como as questões raciais e de gênero estão presentes (ou ausentes) em nossa atuação profissional cotidiana. Também organizamos duas atividades com os nossos donatários: uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo.


Diante disso, o diálogo impulsionou reflexões iniciais sobre como o desenvolvimento do trabalho do iCS está relacionado ao objetivo de redução das desigualdades raciais que estruturam os diversos espaços e contextos do nosso país. Em 25 de julho, data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra Latina e Caribenha, o iCS - em parceria com o CEERT - organizou a Semana da Diversidade. Foram dois dias seguidos de programação para a equipe completa do iCS.



PRIMEIRO DIA


Mesa I - Justiça climática e justiça ambiental: equidade racial e de gênero no Brasil

Roberto Rocha - Representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR); Coordenador da Rede Cata Sampa; diretor presidente da Associação Nacional dos Catadores (Ancat) e consultor e proprietário da Startup Atitude Circular.

Fernanda Bairros - Professora de Saúde Coletiva da (UFRS). Drª em Epidemiologia e Pós-doc. em Saúde Coletiva, membro do CONSEA de 2017 a 2019. Atua na Redessan (Rede de Mulheres Negras para Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional)

João Marcelo - João Marcelo Ramos é graduado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e fará exposição da Monografia: "Racismo Ambiental e Justiça Climática: aporte para uma educação ambiental contextualizada a uma justiça climática"

Mediação: Gisele dos Anjos Santos - Atua no CEERT. Doutoranda em História Social pela USP, é especialista em relações de gênero e raça, interseccionalidade e diversidade no mercado de trabalho.


Mesa II – Nossos grantees: Como estamos no tema da diversidade?

Ana Nassar - Diretora de programas do ITDP Brasil

Henrique Silveira - Coordenador executivo da Casa Fluminense

Luana Costa e Letícia Domingues - Articuladora de mobilização do Movimento Nossa BH

Carmela Zigoni - Assessora política do Inesc

Mediação: Andréia Coutinho Louback, coordenadora de comunicação do iCS




SEGUNDO DIA

Mesa I - Desafios da equidade racial em instituições filantrópicas

Gustavo Narciso – Gerente de programas e de fortalecimento de comunidades do Instituto C&A

Thales Vieira - Gestor de portfólios do Instituto Ibirapitanga

Sônia Dias - Superintendente da Fundação Itaú Social

Mediação: Alice Amorim, coordenadora do portfólio de Política Climática e Engajamento


Mesa II - Diversidade e Equidade no Instituto Clima e Sociedade

GT Diversidade iCS - (Histórico das iniciativas, status das ações e desafios futuros com as integrantes do GT)




No último dia, Ana Toni sugeriu um novo nome para GT Diversidade. Ele passará a ser chamado de GT Marielle Franco, cujo objetivo é dialogar com as questões raciais que permeiam os processos internos da organização e os projetos que financiamos. Certamente, ainda há muitos desafios pela frente!


#iCSApoia #diversidade

iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados