• iCS - Clima e Sociedade

Se Liga na Conta do Ar Condicionado

Campanha idealizada pelo iCS, IDEC, Projeto Kigali, IEI, Engajamundo e Hospitais Saudáveis está no ar com dicas de eficiência energética, diferenças de aparelhos, economia e muito mais!



A campanha Se Liga na Conta do Ar Condicionado está no ar com muito conteúdo imperdível sobre eficiência energética, dicas de economia e informações sobre aparelhos. Entre as dicas, destacam-se, por exemplo:



- Ao escolher um novo aparelho, verifique se possui a tecnologia Inverter, que ajusta a velocidade do compressor à demanda de resfriamento do ambiente, diminuindo o consumo de energia


- Filtros sujos atrapalham a entrada do ar no aparelho, forçando o ar-condicionado a trabalhar mais. A limpeza periódica dos filtros deve ser feita a cada duas semanas. Também é preciso limpar as entradas e saídas de ar. Além disso, a boa manutenção do ar-condicionado evita a contaminação das pessoas por doenças respiratórias. Portanto, manter seu ar-condicionado limpo também é questão de saúde!


- É importante evitar que o calor entre no ambiente e o ar frio saia, mantendo portas e janelas bem fechadas e vedadas. Cortinas e persianas também devem permanecer fechadas, até mesmo quando o ar não estiver sendo utilizado, para evitar que o cômodo esquente com o calor do sol.


- No interior da residência, o ar-condicionado deve ser instalado de forma a possibilitar a melhor circulação de ar no ambiente, de preferência paralelo à maior dimensão do cômodo. Deve-se evitar a instalação em cantos de paredes e próximo a móveis e cortinas. O equipamento deve ficar no alto, já que o ar frio tende a descer e espalhar-se pelo ambiente.


Conheça o site e veja muito mais!