• iCS - Clima e Sociedade

Retrospectiva 2019 do Instituto de Energia e Meio Ambiente


O Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) fez uma retrospectiva nas redes sociais sobre os principais projetos realizados em 2019, todos com apoio do iCS. Vamos relembrar alguns deles?



Novo Site | Dezembro de 2019

O novo site do IEMA foi lançado em dezembro e reflete o Plano Estratégico da entidade, com quatro objetivo (ar limpo, mobilidade urbana de baixas emissões, transporte de cargas sustentável e matriz e matriz elétrica limpa e inclusiva) e sete linhas de ação para os anos entre 2020 e 2024. Entre e navegue!


Exclusão Elétrica | Novembro de 2019

Cerca de 1 milhão de brasileiros, precisamente 990.103 pessoas, estão sem acesso à energia elétrica na Amazônia Legal. Esses números foram alcançados graças a uma metodologia analítica georreferenciada inédita criada pelo IEMA, que permite estimar e acompanhar a evolução desse número em diferentes demarcações territoriais e classes populacionais (como povos indígenas, extrativistas, quilombolas e assentados). Conheça!

PlanFrota | Outubro de 2019

Todas as operadoras de ônibus de São Paulo já receberam gratuitamente a PlanFrota, ferramenta desenvolvida pelo Instituto em parceria com a SPTrans que as guiará no planejamento de renovação de frotas. Isso porque a SPTrans verificará os planos por meio da plataforma, com o objetivo de cumprir a Lei Municipal 16.802 de 2018, que prevê a redução gradual de emissões de poluentes e dióxido de carbono em 20 anos. Mais aqui.

Poluição do Ar | Setembro de 2019

O IEMA marcou presença na audiência pública que debateu, na Câmara dos Deputados, o projeto que institui a Política Nacional de Qualidade do Ar e cria o Sistema Nacional de Informações de Qualidade do Ar. Na ocasião, o Instituto demonstrou a importância dos inventários de emissões de poluentes, monitoramento e os padrões da qualidade do ar para a gestão eficiente da mesma. Veja mais.









Transporte de Cargas | Julho de 2019

O workshop Descarbonização do Transporte de Cargas no Brasil reuniu representantes do setor privado, academia e ONGs para debater os desafios e os caminhos para ampliar a participação dos modos ferroviário e aquaviário no transporte de cargas, além dos possíveis desdobramentos em relação às emissões de poluentes. O evento foi organizado pelo IEMA com apoio do Instituto Centro de Vida (ICV) e faz parte do projeto Brasil Carbono Zero 2050. Confira!

Apresentação Bernardo Figueiredo













Sistemas Isolados | Março de 2019

O Instituto de Energia e Meio Ambiente realizou dois estudos, sendo um econômico e outro qualitativo e quantitativo, sobre o projeto Xingu Solar, do Instituto Socioambiental (ISA). A combinação da produção de energia elétrica de geradores a derivados de petróleo com painéis fotovoltaicos pode trazer economia e maior oferta de energia elétrica no Xingu. Além disso, o IEMA também co-organizou a Feira e Simpósio Energia & Comunidades, que terminou com uma carta de recomendações visando superar a exclusão energética. Veja!


iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados