• iCS - Clima e Sociedade

BRT (Bus Rapid Transit) no Rio de Janeiro

Projeto da Agência Pública selecionou cinco grupos de estudantes para investigar a mobilidade urbana em capitais brasileiras. As primeiras três reportagens publicadas focam no BRT do Rio de Janeiro. Leituras altamente recomendadas!


A 11ª edição das Microbolsas de Reportagem, uma parceria da Agência Pública com o Instituto Clima e Sociedade, selecionou cinco grupos de estudantes para investigar a mobilidade urbana em algumas capitais brasileiras. Os resultados desse esforço começam a ser vistos agora, com a publicação de três reportagens sobre o BRT (Bus Rapid Transit) no Rio de Janeiro, de autoria de João Vitor Costa. A primeira, publicada em 8 de julho, mostra que, enquanto a classe alta festejava a reabertura dos bares sem máscaras no Leblon, os trabalhadores eram obrigados a entregar aglomerações no BRT durante o pandemia.


Crédito: PMRJ

No dia 30 de julho, a segunda reportagem reforçou o não cumprimento (mesmo um ano depois) de promessas por parte das empresas de ônibus no fim da intervenção no BRT. São estudos incompletos, falta de comprovação de investimentos acordados, estações inoperantes e ônibus fora de circulação, por exemplo. A matéria é acompanhada de infografias de Larissa Fernandes.


A terceira publicação, já em 8 de agosto, traz uma entrevista com o engenheiro Luiz Alfredo Salomão, responsável pela intervenção do BRT durante seis meses, com informações sobre os motivos pelos quais as tentativas de organizar o transporte carioca nunca atingem seus objetivos, e as relações familiares proeminentes nas companhias de ônibus e na presidência do BRT.


Crédito: Beth Santos/PCRJ

iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • LinkedIn ícone social