
iCS - Clima e Sociedade
Relatório aponta metas mais ambiciosas para o Brasil
Atualizado: 19 de nov. de 2021
Com a colaboração de mais de 300 instituições e especialistas, o relatório Clima e Desenvolvimento: Visões para o Brasil 2030, lançado durante a COP 26, teve grande repercussão.
O relatório Clima e Desenvolvimento: Visões para o Brasil 2030 foi lançado em coletiva oficial da UNFCCC durante a COP 26. O relatório apontou caminhos para uma meta climática mais ambiciosa do Brasil. A iniciativa aponta três apostas mais urgentes para o enfrentamento pelo Brasil às mudanças do clima: precificação de carbono, controle do desmatamento e construção de uma economia de restauração florestal.
Com investimentos nessas áreas, o país terá capacidade, segundo o estudo, de reduzir entre 66% e 82% das emissões até 2030, sendo o ano de 2005 a linha base. A meta anunciada pelo governo federal durante a COP 26 é de redução de 50% até 2030, o que equivale, em função da variação na metodologia de monitoramento, a algo próximo da NDC antiga, de 43%.
O texto final do documento, realizado pelo Instituto Tanaloa e Centro Clima da UFRJ, reflete um processo de três meses de consulta com mais de 300 especialistas e lideranças políticas.
Confira o relatório na íntegra.
