• iCS - Clima e Sociedade

Recuperação Econômica Verde

A 14ª edição da série Diálogos gerou debate riquíssimo sobre o papel do legislativo na recuperação econômica verde, com participações de Alessandro Molon e Klaus Mindrup, deputado alemão


O Papel do Legislativo na Recuperação Econômica Verde reuniu virtualmente Alessandro Molon, deputado federal do Rio de Janeiro pelo PSB, e Klaus Mindrup, deputado federal alemão pelo Partido Social-Democrata. Mônica Sodré, Diretora-Executiva da RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade), foi a mediadora desta que foi a 14ª edição da série Diálogos. A urgência de medidas do governo e da sociedade civil para uma retomada verde deram a tônica do debate. Confira na íntegra e alguns highlights abaixo:

Alessandro Molon
“Nesse momento em que tudo parece fora do lugar e com a economia mundial toda desarrumada, acho mais fácil, por mais paradoxal que seja, pensarmos em uma transição para uma economia verde. Seja por pressões internas, do povo brasileiro e do parlamento, ou por questões externas, o governo vai ter que mudar seu comportamento. No entanto, como se trata de um (governo) que resiste a essa pauta, caberá ao parlamento assumir esse protagonismo”

Klaus Mindrup
“Tivemos pela primeira vez os efeitos dramáticos das mudanças climáticas, com um verão muito seco e quente e problemas de queimadas nas florestas, que não costumavam acontecer. Com isso, diversas medidas têm sido tomadas, como a nova lei de proteção climática que define objetivos para cada um dos setores.”

Mônica Sodré
“Em âmbito federal, infelizmente a questão ambiental não tem se mostrado uma prioridade. Isso pode ser evidenciado pela proposta da Lei Orçamentária, que apresenta cortes na pasta do Meio Ambiente. Nós só vamos ter harmonia entre as dimensões sociais, ambientais e econômicas se tivermos agentes políticos comprometidos com esse desafio."