• iCS - Clima e Sociedade

Florianópolis: uma cidade rumo à eficiência

O Conselho Brasileiro de Construções Sustentáveis (CBCS) enviou um ofício à prefeitura de Florianópolis com os resultados da Gincana Energética, realizada no âmbito do Programa Floripa Cidade Eficiente


Iniciativa do Programa Floripa Cidade Eficiente, braço do projeto Cidades Eficientes do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), a Gincana Energética realizada em março na capital de Santa Catarina teve ofício com resultados enviado para a Prefeitura de Florianópolis. O objetivo da ação foi avaliar o gasto energético de dois edifícios municipais administrativos: edifício Aldo Beck e o do IPUF/SMDU/FLORAM, além de capacitar os servidores em eficiência energética nas edificações públicas. As mudanças a serem implantadas não atendem apenas à dinâmica e comportamento do dia a dia municipal, como também políticas públicas que beneficiarão a população de Florianópolis. Confira o vídeo da prefeitura!

A Gincana Energética é uma atividade colaborativa que se baseia na EnergyTreasureHunt, desenvolvida pelo Departamento de Energia e Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos. Junto com a equipe do CBCS, servidores que ocupam os edifícios públicos identificam os problemas e procuram estratégias de melhoria de eficiência energética, com baixo custo e alto retorno.




Para entender melhor


Clarisse Degani, diretora-executiva do CBCS, explicou com mais detalhes sobre a Gincana Energética. Confira mais detalhes da iniciativa e os resultados já obtidos:


1. Como é a metodologia usada na Gincana?


A Gincana Energética é uma atividade colaborativa que busca a identificação de oportunidades para melhorias de eficiência energética com baixo ou nenhum custo nas edificações. É baseada na metodologia do Energy Treasure Hunt, criada pelo programa  Energy Star do Departamento de Energia e Departamento Ambiental dos EUA. Nesta atividade, uma equipe composta por usuários da edificação e por especialistas em eficiência energética percorrem o edifício seguindo um formulário de perguntas e recomendações para encontrar as oportunidades de economia de energia no ambiente construído. A atividade busca se valer da participação ativa dos próprios usuários da edificação para aprenderem sobre como tornar o seu meio mais eficiente, atuarem para modificá-lo, e ainda engajarem os demais colegas sobre o tema.


2. Quais foram os principais resultados e metas obtidos?


De forma geral, espera-se com uma Gincana Energética que sejam encontradas estratégias que alcancem 10% a 15% de economia anual no custo energético do edifício. Muitas dessas estratégias dependem da operação do usuário no edifício, como por exemplo o fato de aproveitar a iluminação e ventilação natural, no lugar de ligar as luminárias ou os aparelhos de ar condicionado, ou por exemplo o uso de escada entre andares próximos. A gincana também identifica os problemas que muitas vezes não permitem o uso por exemplo da iluminação natural. Nas gincanas energéticas realizadas nos dois edifícios administrativos em Florianópolis foram levantadas economias potenciais no consumo anual de energia em torno de 18% a 24%. As atividades identificaram oportunidades de melhorias nas edificações em que foram realizadas. Em resumo, ações com baixo investimento como mudar o setpoint do ar-condicionado para 24ºC e adquirir ventiladores de uso pessoal podem proporcionar economias da ordem de 10.000 kWh por ano e um payback em torno de 0,3 anos, enquanto estratégias com maior investimento, como substituir os aparelhos de ar condicionado por aparelhos eficientes com tecnologia inverter, podem proporcionar economias da ordem de 24.000 kWh por ano e um payback de 2,6 a 4,3 anos. Outras economias expressivas como substituir o sistema de iluminação e investir em manutenção e limpeza também foram especificamente sugeridas.


Gestão de consumo, políticas públicas e capacitação


Para completar a dupla de atividades, no dia 11 de agosto o Programa Floripa Cidade Eficiente realizou webinar sobre ações de eficiência energética com caráter permanente nas edificações. Todo o material apresentado está disponível aqui:

- apresentação de slides: site CBCS e site Cidades Eficientes - gravação do webinar - vídeo explicativo da plataforma de gestão de consumo - vídeo da Prefeitura Municipal de Florianópolis sobre a Gincana Energética




iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • LinkedIn ícone social