• iCS - Clima e Sociedade

Por cidades com ônibus elétricos

Donatários do iCS, Idec, ICCT, ISS, ITDP e WRI enviam carta para Ministério do Desenvolvimento Regional propondo a criação de programa de aluguel de ônibus elétricos


O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) se uniu a outras cinco organizações não-governamentais donatárias do iCS (ICCT – Conselho Internacional de Transporte Limpo, ISS – Instituto Saúde e Sustentabilidade, ITDP – Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento e WRI – World Resources Institute) para propor ao governo federal a criação de um programa de aluguel de ônibus elétricos. O programa tem várias frentes, desde a contribuição para o processo de descarbonização do transporte público até a mudança de paradigma da estrutura de custeio dos sistemas municipais. Diz trecho da carta enviada ao Ministro do Desenvolvimento Regional:


“O transporte público atesta (...) seu caráter indispensável para o funcionamento mínimo das cidades, de forma muito mais aguda do que em momentos históricos anteriores. Nesse contexto de crise ficou claro que, embora apresente muitos problemas de gestão, o setor de transporte público é essencial para atender a todas as cidadãs e os cidadãos – 50% dos passageiros dependem unicamente dele, não possuindo outras alternativas de transporte para o seu deslocamento. Seu adequado funcionamento, principalmente de forma ambientalmente apropriada e sem emissões de poluentes, é uma necessidade de saúde e fundamental para a qualidade de vida e de saúde nas cidades”.

Leia a carta completa.


Foto tirada do site Poder360