• iCS - Clima e Sociedade

Lançamento: plataforma E-BUS RADAR monitora ônibus elétricos no transporte público latino-americano


A plataforma E-BUS RADAR promove e monitora frotas de ônibus elétricos no transporte público das cidades latino-americanas. Os objetivos da plataforma são: (1) monitorar e georreferenciar as frotas de ônibus elétricos em operação; (2) promover a transparência de dados; e (3) quantificar as emissões de CO2 evitadas por ano através da operação desses veículos.

A plataforma E-BUS RADAR apoia os governos locais e nacionais a atingirem suas metas climáticas promovendo os ônibus elétricos como excelente solução para viabilizar áreas urbanas mais limpas e saudáveis.


A curto prazo, o E-BUS RADAR tem papel estratégico na promoção da transparência de dados sobre a utilização e a expansão dos ônibus elétricos nas cidades da América Latina. E também na promoção de visibilidade às cidades que já possuem sistemas operantes. A médio e longo prazos, através do monitoramento das frotas e do cálculo das emissões evitadas, será possível estreitar a relação com os governos locais e fortalecer o engajamento das cidades na transição energética e tecnológica da sua frota de veículos. Com isso, será possível influenciar a estruturação de políticas em nível local e regional, retroalimentando um esforço constante de aperfeiçoamento da plataforma mediante um trabalho coletivo e colaborativo com órgãos públicos e terceiro setor e, também, contribuindo para que as cidades atinjam suas metas climáticas” - explica Victor Andrade, coordenador do LabMob/UFRJ

Por que ônibus elétricos?

Os ônibus são o meio principal de mobilidade urbana para milhões de cidadãos na América Latina. No entanto, esses veículos ainda são movidos majoritariamente a diesel, uma tecnologia obsoleta e altamente poluente. A ampliação da frota de ônibus elétricos nas cidades latino-americanas é chave para o futuro local e do planeta. A E-BUS RADAR tem importante papel para a transparência de dados, monitoramento e divulgação dos ônibus elétricos.


Instituições envolvidas

A E-BUS RADAR é um trabalho colaborativo que envolve diversas instituições reconhecidas pelo seu trabalho na área de clima, mobilidade e qualidade de vida. O Laboratório de Mobilidade Sustentável (LA-BMOB), da Universidade Federal do Rio de Ja-neiro (UFRJ), é o responsável pelo desenvolvimento da plataforma e conta com a parceria do Zero Emission Bus Rapid-Deployment Accelerator (ZEBRA), coliderada pela C40 Cities (C40) e pelo International Council on Clean Transportation (ICCT). O projeto também conta com a colaboração do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) e o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS).


“O principal diferencial do E-BUS RADAR está em preencher uma lacuna no cenário brasileiro e latino-americano correspondente à ausência de um mapeamento e monitoramento dos esforços para eletrificação da frota de ônibus e para controle do impacto ambiental através das emissões de CO2 evitadas. Além disto, trata-se de um trabalho coletivo que vem sendo realizado e acompanhado por especialistas e instituições de referência na área de transportes e mudanças climáticas: idealizado e desenvolvido pelo LABMOB/UFRJ, em parceria com ZEBRA, C40, ICCT, P4G, com colaboração do IEMA e apoio do Instituto Clima e Sociedade. Esse desenho coletivo é essencial para o sucesso do E-BUS RADAR e, também, para produzir uma visão holística sobre a questão dos ônibus elétricos na América Latina. A expectativa do LABMOB/UFRJ e das organizações envolvidas é de que o E-BUS RADAR se torne referência no Brasil e na América Latina no tocante ao monitoramento da frota de ônibus elétricos e que influencie, de fato, os governos locais e nacionais a impulsionar uma agenda pública de descarbonização do transporte” - conclui Victor Andrade.


iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados