• iCS - Clima e Sociedade

Plano Safra 2020/21

O governo federal lançou o Plano Safra 2020/2021, modelo de financiamento para apoiar a agropecuária nacional. Há alguns pontos relevantes para a agricultura de baixo carbono

Em junho, o Ministério da Agricultura lançou o Plano Safra 2020/2021, modelo de financiamento agropecuário, que inclui pontos relevantes do ponto de vista sustentável e de agricultura de baixo carbono. O Safra é a principal linha de crédito que contribui para a sustentabilidade da agricultura no Brasil. O Linha ABC Ambiental, definida pelos recursos para a realização de restauração florestal, teve um incremento de R$ 408 milhões em relação ao ano anterior, além de redução na taxa de juros – se antes variava entre 5,25 e 7%, agora varia entre 4,5 e 6%.


Foto: Carolina Antunes/PR

Já o Inovagro, linha de crédito destinada a investimentos para incorporação de tecnologias inovadoras em propriedades rurais, o que contribui para a adoção de melhores práticas na agricultura e aumento da produtividade, recebeu um aumento de R$ 500 milhões no comparativo de 2019, com taxa de juros que cai de 7% para 6%.


A Coalizão Brasil Clima Florestas Agricultura, organização donatária do iCS, teve importante participação em seus posicionamentos e no trabalho de advocacy para melhorar a proposta inicial.

“O Plano Safra 2020/2021 trouxe aprimoramentos importantes para reduzir as emissões da agricultura brasileira e para acelerar a adoção de tecnologias mais modernas e sustentáveis no campo. A nova versão do Plano trouxe ainda a possibilidade de financiar a aquisição de Cotas de Reserva Ambiental (CRA), o que sinaliza o interesse do Governo Federal em avançar com a implementação desse instrumento. As CRAs são uma das principais inovações do Código Florestal e sua implementação permitirá valorizar os proprietários que mantiveram florestas e outras formas de vegetação nativa nos seus imóveis, bem como acelerar a regularização ambiental de quem ainda possui passivos”, avalia Gabriel Lui, coordenador do portfólio de Uso da Terra e Sistemas Alimentares do iCS.

O Instituto Clima e Sociedade parabeniza às organizações Coalizão Brasil, CPI e Agroicone por todas suas articulações e contribuições para este importante resultado.



Assista à cerimônia de lançamento do Plano Safra 2020/21 na íntegra, transmitida pelo Ministério da Agricultura e pela Tv Brasil, no dia 17 de junho de 2020.



iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados