• iCS - Clima e Sociedade

Petição pela Emenda de Kigali

Rede Kigali, a partir do Idec, criou uma petição para pressionar o Congresso Nacional a aprovar a Emenda, que objetiva reduzir o uso de HFCs (elevado potencial de efeito estufa) na indústria


A Rede Kigali, da qual o iCS faz parte, lançou uma campanha/mensagem importante destinada ao Congresso e à sociedade civil: é preciso que a Emenda de Kigali seja aprovada para melhorar a eficiência energética dos equipamentos usados pelos brasileiros, gerar empregos e reduzir o impacto ambiental dos sistemas de ar condicionado. Fazê-lo não exige grande complexidade; existem substanciais amigáveis ao meio ambiente que podem ser usados pela indústria na produção desses equipamentos – diferente de outros países, no entanto, o Brasil não possui ainda uma determinação legal neste sentido.


A mudança desta realidade passa diretamente pela aprovação da Emenda no Congresso Nacional, o que também evitaria que a indústria nacional perdesse parte dos recursos do Fundo Multilateral para Implementação do Protocolo de Montreal para o período 2021-2023. Estes recursos, diga-se, podem ser usados a fundo perdido justamente para garantir maior eficiência e cuidado ambiental no setor produtivo.


A mobilização teve grande repercussão, com cobertura do Jornal Nacional, Jornal das 18h da GloboNews, Bom Dia Brasil, coluna do Merval Pereira no Globo, editorial do mesmo jornal, entre outros. Também houve articulação com lideranças na câmara, como a Frente Ambientalista e o deputado Alessandro Molon.


Para ajudar, assine esta petição em favor da Emenda de Kigali.