• iCS - Clima e Sociedade

Oportunidade: coordenador de portfólio

Atualizado: 30 de Jul de 2018


SOBRE O ICS


O Instituto Clima e Sociedade (iCS) é uma organização filantrópica que promove prosperidade, justiça e desenvolvimento de baixo carbono no Brasil. O Instituto funciona como uma ponte entre financiadores internacionais e nacionais e parceiros locais. O iCS pertence a uma ampla rede de organizações filantrópicas dedicadas à construção de soluções para a crise climática. O Instituto busca as condições e a arquitetura para que a sociedade e os tomadores de decisão possam fazer boas escolhas que levem o Brasil a um futuro próspero e seguro para o clima.


O iCS financia projetos e organizações da sociedade civil, academia e governo; engaja o setor filantrópico no tema de mudanças climáticas; conecta parceiros e catalisa ações transversais aos setores.


Nesse sentido, a organização procura soluções para os problemas climáticos a partir de uma lente social. Por isso, prioriza medidas que, além de reduzir as emissões de gases de efeito-estufa (GEE), também gerem melhorias na qualidade de vida para os mais vulneráveis. Estamos oferecendo oportunidade de trabalho para o cargo de coordenação de portfólio - Transporte. Tem interesse? Saiba mais detalhes sobre a vaga!


SOBRE O PORTFÓLIO DE TRANSPORTE


O coordenador/coordenadora de portfólio responderá à diretora executiva, Ana Toni, e será responsável por:

  • Avaliar, atualizar e gerir um portfólio de projetos e iniciativas em Transporte, identificando projetos para estabelecer parcerias e facilitar a articulação entre as organizações parceiras.

  • O portfólio de Transporte atualmente prioriza os temas de engajamento da sociedade civil na concepção, monitoramento e execução de políticas de mobilidade, priorizado os temas de transporte público e transporte ativo; e a exploração das interfaces entre qualidade do ar e saúde com as políticas e tecnologias de transporte. Temas como transporte de carga e combustíveis serão incorporados para a atuação futura do portfólio.

DETALHES DO CARGO:

  1. Avaliar e atualizar a estratégia do Portfólio de Transporte.

  2. Acompanhar a execução dos projetos já em andamento dentro do Portfólio

  3. Identificar sinergias entre projetos e atores e promover articulação.

  4. Identificar parceiros e os pontos críticos dos projetos a serem apoiados - desafios, oportunidades e necessidades - colaborando para que os resultados propostos sejam atingidos.

  5. Planejar, operacionalizar, monitorar e fomentar a expansão da rede de parceiros do iCS e do portfólio de Transporte.

  6. Elaborar relatórios periódicos às organizações financiadoras, website e dashboard.

  7. Representar o iCS perante as organizações parceiras e demais apoiadores, governo, mídia e demais stakeholders.

  8. Fomentar o interesse de outros financiadores, filantrópicos (ou não), na temática de transporte de baixo carbono.

  9. Monitorar continuamente as mudanças e discussões sobre políticas públicas nas diversas áreas que afetam não apenas o trabalho do iCS, mas também a atuação de sua rede de parceiros.


SOBRE A POSIÇÃO E PRÉ-REQUISITOS


  • O candidato deverá ter sólida experiência na área de transporte ou em áreas afim, conhecimento do contexto político-institucional dos atores envolvidos com a agenda de transporte no Brasil e das políticas públicas de promoção da mobilidade.

  • O(a) candidato(a) se reportará a Diretora Executiva, sem equipe direta subordinada e, internamente, terá como pares os coordenadores dos portfólios de Economia de Baixo Carbono, de Políticas Climáticas e Engajamento e de Energia.

  • É requisito para ocupar a posição que o(a) candidato(a) tenha ensino superior completo em economia, engenharia, física e/ou áreas afins - como arquitetura e urbanismo. É desejável mestrado ou pós-graduação na área de Transportes, assim como experiência na área de grant-making.

  • Competência escrita e oral em português e inglês fluente.

  • É imprescindível ter conhecimento e uma boa networking pelo universo da filantropia, sociedade civil e/ou cooperação internacional.


CONDIÇÕES DE TRABALHO

  • Atuar no Rio de Janeiro, sede do ICS.

  • Disponibilidade para viagens.

  • Oferecemos contrato de trabalho com vínculo empregatício e remuneração compatível com a experiência exigida.

  • Os interessados deverão apresentar candidatura enviando currículo e carta de motivação com pretensão salarial para: ics.recrutamento@gmail.com

  • Garantimos sigilo absoluto sobre a candidatura.


ATENÇÃO: O prazo final para apresentação de candidaturas foi prorrogado até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 20 de agosto de 2018.




iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados