• iCS - Clima e Sociedade

Prazo para inscrever organizações como observadoras encerra agora em agosto

O processo de negociações da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês) pode ser acompanhado por organizações não-estatais

Acompanhar o processo de negociações da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês) é cada vez mais relevante para organizações não-estatais. Mas quais são as opções? Uma delas é o status de Observador nas Conferências das Partes sobre Clima, as COPs, que permite às organizações acessarem muitas das salas de negociações e acompanharem de perto as manifestações dos países. Para além disso, existe a possibilidade de submeter manifestações oficiais aos processos de negociação.

A importância deste movimento ganhou mais destaque especialmente a partir das negociações para o Acordo de Paris, em que ficou evidente a necessidade da participação ativa da sociedade civil organizada e do setor empresarial para a construção de soluções inovadoras que deem conta do desafio de limitar o aumento da temperatura média do planeta bem abaixo dos 2°C em relação ao período pré-industrial, com esforços para não ultrapassar 1,5°C.

Mas é preciso correr: o prazo para inscrever organizações como observadoras encerra em agosto – e vale apenas para a COP27, em 2022.

Saiba mais!