• iCS - Clima e Sociedade

O virtual pra resolver a vida real

Encontros virtuais se tornam cada vez mais comuns para debater soluções de problemas em setores como acesso ao SUS, mobilidade, igualdade e equidade. Confira webinars da ONU-Habitat e do IPEA


A ONU-Habitat organiza uma série de encontros virtuais sobre o contexto atual e os desafios para o desenvolvimento sustentável do Rio de Janeiro. No terceiro debate, sobre “Igualdade e equidade para o desenvolvimento sustentável”, disponível no canal do Youtube da Multirio, Christian Basílio, estudante de Gestão Pública (GPDES) na UFRJ e co-fundador do Ubuntu_Labe; Luciana Phebo, médica e chefe do escritório do Unicef no Rio de Janeiro; Renato Meirelles, professor de Ciências do Consumo e Opinião Pública do Ibmec e presidente do Instituto Locomotiva; Bernardo Serra, gerente de Políticas Públicas do Instituto ITDP Brasil; e Frederico Poley, professor e pesquisador da Fundação João Pinheiro, discutiram sobre educação de qualidade, economia criativa, promoção da igualdade e inclusão em meio à pandemia.


O IPEA, com apoio do iCS, desenvolveu a Nota Técnica 14 “Mobilidade Urbana e o Acesso ao Sistema Único de Saúde Para Casos Suspeitos e Graves de Covid-19 nas Vinte Maiores Cidades do Brasil” e divulgou seus principais resultados em um webinar no dia 19 de maio. O estudo identifica onde mora a população mais vulnerável e com maior dificuldade de acesso ao SUS e unidades de saúde com menor disponibilidade de leitos de UTI com respiradores em relação à potencial demanda. A análise foi possível graças aos dados do Projeto Acesso a Oportunidades, liderado pelo IPEA e parceria do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP). Com moderação de Bernardo Serra, do ITDP, participaram do painel Rafael Pereira, pesquisador da Dirur/IPEA, Luciana Servo, pesquisadora da DISOC/IPEA, e Rodrigo Tortoriello, secretário extraordinário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre e Presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana.

iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados