• iCS - Clima e Sociedade

O que o ISP pode fazer por mudanças climáticas?

Cartilha aborda questões relativas ao tema, marcos importantes, relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), desafios envolvidos e caminhos de atuação possíveis para o Investimento Social Privado (ISP) contribuir.



Lançado em São Paulo, no dia 01/07, o terceiro produto da série O que o ISP pode fazer por...?, cujo tema é Mudanças Climáticas. A publicação traz um estado da arte sobre as questões relativas ao tema, marcos importantes, relação com os ODS, desafios envolvidos e caminhos de atuação possíveis para o Investimento Social Privado (ISP) contribuir.


São sete os caminhos apontados: (1) incorporação do tema de mudanças climáticas de modo transversal às áreas de atuação já existentes; (2)fomento a iniciativas inovadoras voltadas a questões climáticas; (3) desenvolvimento e implementação de ferramentas financeiras; (4) fomento a modelos sustentáveis de negócio; (5) produção e disseminação de conhecimento; (6) mobilização para a causa climática; (7) advocacy para questões climáticas. Cada um deles traz exemplos de ações que podem ser realizadas pelo ISP e cases ilustrativos que ajudam a dar materialidade aos caminhos.



O lançamento contou com a participação de Ana Toni, nossa diretora-executiva; Carlos Rittl, do Observatório do Clima, e André Ferretti, da Fundação Grupo Boticário. Dentre os pontos levantados ao longo do debate figuram a transversalidade das mudanças climáticas e a importância de institutos e fundações que trabalham com o tema se reunirem e buscarem soluções em conjunto.

Sobre a série ISP POR

O projeto O que o Investimento Social Privado pode fazer por...? é uma iniciativa do GIFE que tem como objetivo contribuir para ampliar a atuação do ISP brasileiro de modo a diversificar e expandir seu trabalho para outas temáticas relevantes da agenda pública e contemporânea. Dessa forma, busca fomentar o engajamento dos investidores em assuntos ainda pouco explorados no campo, com objetivo de refletir sobre quais são as contribuições potenciais para as diversas temáticas.


Até o momento já foram lançadas três publicações da série - Cidades Sustentáveis, Equidade Racial e Mudanças Climáticas. Para cada temática, o projeto inclui as seguintes etapas: pesquisa de conteúdo e contexto; escuta de interlocutores de referência; realização de workshop com pessoas e organizações especialistas; produção de vídeos temáticos; elaboração de um guia. O material produzido é reunido em uma plataforma online: isppor.gife.org.br


Os próximos temas abordados pela serie incluem gestão pública, água, direitos das mulheres, migrações e refugiados e segurança pública e justiça criminal. Acompanhe!

iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados