• iCS - Clima e Sociedade

O que é economia de baixo carbono?

Gustavo Pinheiro, do iCS, participou do Podcast O Clima Entre Nós no Dia Mundial do Meio Ambiente para explicar: afinal, o que significa economia de baixo carbono?


É cada vez mais comum usarmos o termo economia de baixo carbono. Você já deve ter lido ou ouvido inúmeras vezes. Mas afinal, o que significa, e por que ela é considerada a economia para o clima do futuro? Estas e outras perguntas foram respondidas no Dia Mundial do Meio Ambiente, quando Gustavo Pinheiro, coordenador do portfólio de Economia de Baixo Carbono do iCS, participou do podcast O Clima Entre Nós, em conversa com Josélia Pegorim.


“O carbono está em tudo. Está em nós, na nossa composição química, no ar, em quase todos os materiais. O que queremos evitar é a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera e um dos gases com efeito muito grande é o dióxido de carbono, o CO2. O carbono virou a unidade que usamos para medir quanto os países, empresas, estão emitindo. O acúmulo desses gases piora o efeito estufa. Por isso falamos de economia de baixo carbono, esta economia na qual precisaremos transformar nossas matrizes econômicas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e tentar manter a estabilidade climática, aquele clima que permitiu que a sociedade evoluísse e se desenvolvesse”, explica.