• iCS - Clima e Sociedade

O Céu é o Limite

Estamos, definitivamente, entrando em uma nova era. Novo relatório da The Carbon Tracker Initiative, The Sky’s The Limit, mostra que as energias solar e eólica têm potencial para gerar 100 vezes mais energia do que a demanda global. Isso tudo com as tecnologias já existentes. E, antes que possamos pensar em alguma coisa, o estudo já nos avisa: terreno não é problema. O espaço necessário para que painéis solares, sozinhos, já produzissem toda a energia demandada no planeta é de 450 mil quilômetros quadrados, ou 0,3% da área Terrestre, que é de 149 milhões de km2. Isso é menos do que os combustíveis fósseis requerem hoje.


A grande verdade é que as barreiras técnicas e econômicas já não existem mais. O único impeditivo é político. Diz trecho das mensagens-chave do relatório:


“A era dos combustíveis fósseis acabou. A indústria de combustíveis fósseis não pode competir com a curva de aprendizado tecnológico das renováveis, e por isso a demanda inevitavelmente cairá à medida que a energia solar e eólica continuarem a crescer. Considerando a atual taxa de 15-20% de crescimento solar e eólico, os combustíveis fósseis serão eliminados do setor elétrico em meados da década de 2030, e excluídos do fornecimento total de energia até 2050”.


Baixe e leia na íntegra, em inglês.


Sky the limit Carbon Tracker
.pdf
Download PDF • 2.12MB