• iCS - Clima e Sociedade

Novos membros na equipe

O Instituto Clima e Sociedade (iCS) continua crescendo em impacto, projetos e equipe. Em setembro, nosso time aumentou um pouco mais. Temos, então, o prazer de apresentar quem são os três novos colaboradores de diferentes áreas do Instituto. Conheça!


Leonildes Nazar é cientista política e internacionalista, formada pela UFRRJ (bacharelado) e UERJ (mestrado e doutorado). Atua como pesquisadora, ativista e consultora junto a redes, grupos acadêmicos e organizações da sociedade civil, especialmente nos seguintes temas: mudanças climáticas, justiça socioambiental e direitos humanos; cooperação internacional; atores e agendas de política externa. Maranhense, da ilha de São Luís, escreve e discute sobre conceitos e repertórios do campo das MC em uma perspectiva anticolonial, principalmente ao se dedicar aos estudos das questões raciais, geopolíticas e de desigualdade. Leonildes foi pesquisadora visitante do Center for Latin American Studies da Universidade da Califórnia - Berkeley (2019-2020) e fez formação no The Climate Reality Project (2020). Integra o Laboratório de Análise Política Mundial (Labmundo), a plataforma de pesquisa Latitude Sul e a rede do LAB Clima e Periferias. É membro associada da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e Negras - ABPN e pesquisadora colaboradora do Observatório Interdisciplinar das Mudanças Climáticas. Atualmente, coordenará um projeto de consultoria para a Amazônia Urbana no Instituto Clima e Sociedade, organização onde trabalha desde 2016.


Déborah Cardoso é graduada em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e mestra em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também possui pós-graduação em Marketing, pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec); e em Economia e Gestão da Sustentabilidade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em sua trajetória profissional, atuou principalmente no setor privado com comunicação e estratégia em empresas nacionais e multinacionais, passando por segmentos como indústria de bens de consumo, telecomunicações e seguros. Também vem dividindo suas experiências em atividades voluntárias de diferentes organizações da sociedade civil. No iCS, atuará na comunicação estratégica no projeto da Plataforma Subnacional.


Emílio Matsumura é graduado e doutor em economia pela PUC-Rio. De 2012 até 2020, foi assessor da presidência na Empresa de Pesquisa Energética (EPE), tendo, dentre outras atribuições, a coordenação executiva do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) e do Plano Nacional de Energia (PNE) 2050. Ainda na EPE, foi superintendente-adjunto e assessor da superintendência de Estudos Econômicos e Energéticos entre 2006 a 2012. Sua experiência profissional inclui a atuação como consultor econômico da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça e de instituições financeiras, administrador assistente dos Fundos Internacionais do BBM Asset Management – Banco BBM S.A, além de revisor técnico e parecerista em publicações acadêmicas. Atualmente leciona Microeconomia e Econometria no IBMEC. Já foi professor de diversas disciplinas em Economia na PUC-Rio, EPGE/FGV, FUCAPE em Vitória (ES) e das Faculdades Cândido Mendes. Atualmente, ele é o novo diretor executivo do Instituto E+ Transição Energética.

Sejam bem-vindos ao iCS!

iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • LinkedIn ícone social