• iCS - Clima e Sociedade

Por dentro do iCS: novos membros no conselho deliberativo

Em fevereiro, realizamos mais uma reunião presencial do conselho na sede do iCS, no Rio de Janeiro. Nos despedimos de Carlos Parcias, membro desde 2016, e recebemos Jess Ayres (CIFF) e Lucas Assunção (UNCTAD). Conheça as trajetórias profissionais dos novos membros.



Jess Ayres é diretora da equipe de Mudanças Climáticas da Fundação de Fundos de Investimento para Crianças (CIFF), onde lidera os portfólios de Finanças Climáticas e Uso da Terra. Ela tem 15 anos de experiência nos setores de desenvolvimento internacional, mudanças climáticas e energia. Antes do CIFF, Jess trabalhou para o governo do Reino Unido, onde desempenhou funções como chefe de Comércio de Carbono da União Europeia no Departamento de Negócios e Energia; Chefe de Energia do Tesouro do Reino Unido; e Chefe de Gabinete do Ministro de Energia e Mudanças Climáticas. Antes disso, Ayres passou sete anos trabalhando no exterior, assessorando bancos, agências e governos de países em desenvolvimento no sul da Ásia no planejamento de resiliência às mudanças climáticas. É doutora em Desenvolvimento Internacional e Mudanças Climáticas.




Lucas Assunção possui mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e participou de cursos de Economia e Matemática na Universidade da Califórnia em Berkeley, além do programa de Economia Ambiental e Análise de Políticas no Harvard Institute for International Development. Ele tem mais de vinte anos de experiência profissional em questões relacionadas ao meio ambiente, primeiro como Oficial de Programa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), onde trabalhou em Brasília e Nova York. Ele atuou como Assistente Executivo do Secretário-Geral da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED) - a Cúpula do Rio. Em 2001, ele ingressou na Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) para coordenar a Iniciativa BioTrade, que promove o comércio e o uso sustentável de produtos e serviços baseados na biodiversidade nos países em desenvolvimento. Desde 2010, ele chefia o Setor de Comércio, Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável da Divisão de Comércio Internacional de Bens e Serviços e Mercadorias da UNCTAD. Atualmente, ele é um economista independente.


TRANSIÇÃO

Aproveitamos também para agradecer imensamente pela participação e dedicação de Carlos Parcias durante esses quatro anos. Parcias é mestre em Economia pela PUC-Rio e graduado em Economia pela UFRJ. É senior business adviser para investidores e empresas. Anteriormente foi conselheiro de Administração da CPFL Renováveis e vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da CPFL Energia (2017-2017). Em 2011, foi diretor de participações em Energia da CCII. Fundou uma empresa de Assessoria Financeira Independente (2004-2010), ocupou cargos de liderança no setor: presidente da Icatu Gestão de Participações, diretor executivo do Banco de Investimentos Fleming Graphus; CEO da BBA-Capital Asset Management; diretor de Mercado de Capitais do Banco BBA-Creditanstalt; e assessor da presidência do BNDES.


Parcias, o iCS agradece imensamente por toda a sua contribuição na construção e desenvolvimento de estratégias para a nossa organização, rumo a um Brasil carbono neutro, com crescimento econômico e justiça social. Essa é a nossa missão!

iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados