• iCS - Clima e Sociedade

Novas metas para eficiência energética dos condicionadores de ar

Finalmente foi aprovada a revisão dos MEPS (padrões mínimos de eficiência) para os aparelhos de ar-condicionado. iCS e parceiros percorreram longa jornada para atingir a este objetivo


Demorou, mas esse dia chegou!! Foi aprovada, finalmente, a revisão dos MEPS (padrões mínimos de eficiência) de aparelhos de ar-condicionado. Esta era a principal meta do K-CEP no Projeto Kigali, desenvolvido pelo iCS e rede de parceiros. A Resolução No1 de 29 de abril de 2022 determina que o novo Programa de Metas para Condicionadores de ar estabelece os Níveis Mínimos de Eficiência Energética conforme tabela abaixo:


TABELA 1 - NÍVEIS MÍNIMOS DO ÍNDICE DE DESEMPENHO DE RESFRIAMENTO SAZONAL (IDRS) PARA CONDICIONADORES DE AR


As datas limites são:

TABELA 2 - DATAS LIMITE PARA FABRICAÇÃO, IMPORTAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO


Os Artigos 6 e 7 da Resolução ainda determinam que:


Art. 6º O mecanismo de avaliação da conformidade dos níveis mínimos de eficiência energética dos Condicionadores de Ar de que trata este Programa de Metas é aquele utilizado para a etiquetagem realizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro, por meio do Programa Brasileiro de Etiquetagem - PBE.
Art. 7º Até a data estabelecida no art. 5º para início da Etapa 1, os referidos equipamentos ficam sujeitos aos níveis mínimos de eficiência energética estabelecidos pela Portaria Interministerial MME/MDIC/MCTIC nº 02, de 14 de maio de 2018.

Veja na íntegra essa super conquista!