• iCS - Clima e Sociedade

Nova Plataforma de Qualidade do Ar é lançada

Atualizado: há 7 dias

Instituto de Energia e Meio Ambiente lança nova versão da plataforma que tem missão de apoiar a gestão pública da qualidade do ar, gerando informações acessíveis e o fomento à ciência

O Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) lançou a nova Plataforma da Qualidade do Ar com novidades no monitoramento da qualidade do ar no país. Um dos destaques é que apenas nove estados - Ceará, Pernambuco, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul – mais o Distrito Federal têm estações de monitoramento da qualidade do ar no país. David Tsai, coordenador de projetos do IEMA, explica que o monitoramento é insuficiente, tanto na cobertura espacial quanto na cobertura por poluente.

“A plataforma existe porque, além da insuficiência da cobertura da rede de monitoramento da qualidade do ar, há uma lacuna no país também de um sistema de informação que reúna todos os dados, organize, padronize, publique e divulgue, para que a sociedade tenha essa ferramenta para saber a qualidade do ar que se respira”, explica.

A abertura do evento de lançamento da nova plataforma foi feita por Marcel Martin, coordenador do portfólio de Transporte do iCS, e André Luis Ferreira, diretor-presidente do IEMA. O objetivo do trabalho é apoiar a gestão pública da qualidade do ar, gerando informações acessíveis e o fomento à ciência. Trata-se de um conteúdo valioso: a poluição atmosférica é responsável por danos à saúde e agrava doenças respiratórias, cardiovasculares e neurológicas, além de produzir efeitos negativos aos ecossistemas, gerando prejuízos à agricultura e aos ambientes urbanos.

Assista ao lançamento e conheça a plataforma.

Por falar no tema, a Organização Mundial da Saúde revisou os limites aceitáveis para a poluição do ar, que determinariam redução de 80% dos óbitos relacionados a esta causa – hoje, estatisticamente, são 7 milhões de mortos no mundo todos os anos em função da poluição. Assista debate na GloboNews.