• iCS - Clima e Sociedade

NOTA DE PESAR E FALECIMENTO: Alfredo Hélio Sirkis

O Rio de Janeiro perde um de seus melhores cariocas



Foto: CBC

É com profunda tristeza e consternação que comunicamos o falecimento do ambientalista, jornalista, ex-parlamentar e escritor Alfredo Hélio Sirkis, 69, no início da tarde de hoje, em um acidente de carro no Arco Metropolitano (BR-493), na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. Sirkis, como era conhecido na comunidade climática, é um dos precursores do movimento ambientalista no Brasil e deixará saudades em nossos corações. Há duas semanas, celebramos o lançamento do seu livro “Descarbonário”, uma obra sobre as histórias, bastidores e peripécias do universo das mudanças climáticas.


“O Sirkis foi fundamental para a agenda ambiental e climática brasileira. Sua vida foi pautada por angariar pessoas improváveis e até céticos para esta importante luta. Um guerreiro climático!”, diz Ana Toni, diretora-executiva do Instituto Clima e Sociedade.

Nos últimos anos, o iCS apoiou dezenas de iniciativas coordenadas por Sirkis - entre elas, o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC), o Climate Reality e o Centro Brasil no Clima (CBC). Deixamos os nossos mais profundos sentimentos, votos de carinho e consolo a toda a família, assim como a nossa rede que trabalhou ao lado deste grande amigo e parceiro.


Sirkis, descanse em paz! Somos todos muito gratos por toda a sua insubstituível contribuição em nosso campo e ao meio ambiente! O Rio de Janeiro perde um de seus melhores cariocas.

iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados