• iCS - Clima e Sociedade

[#news5] COP24, a atuação empresarial em clima e litigância climática

Atualizado: 2 de Mai de 2019



Oficina de Advocacy: capacitação institucional com donatários


Foto: iCS

Durante os dias 28 e 29 de março, o iCS organizou a Oficina de Advocacy para cerca de 40 donatários com facilitação do Advocacy Hub. Um dos diferenciais deste encontro foi a participação de donatários de todos os portfólios do iCS. O objetivo foi compartilhar informações e capacitar as instituições presentes acerca do sistema político atual, as novas coalizões dos partidos pós-eleições e passear por ferramentas úteis de mobilização, comunicação e campanhas. Foram dois dias intensos, com momentos de teoria e prática, instigando a habilidade analítica das organizações representadas para fazer a leitura dos cenários políticos. Entre os temas abordados, a diretora-executiva do Instituto Alana, Isabella Henriques, apresentou alguns exemplos práticos de roteiro para uma estratégia de advocacy de sucesso.




COP24 e a atuação empresarial em clima


A Iniciativa Empresarial em Clima (IEC), ação coordenada pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Instituto Ethos, CDP, Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces) e Rede Brasil do Pacto Global, realizou mais um de seus webinários em março. No dia 12 do último mês, Alice Amorim, coordenadora de Política Pública e Engajamento do iCS, foi a speaker convidada para falar sobre “A COP24 e a atuação empresarial em clima”. Ela fez um resumo sobre as decisões da conferência (principalmente na questão de regras), a temperatura da COP -tanto no aspecto de negociação oficial quanto fora dela (contexto político complexo) - e ventilou perspectivas de futuro, especialmente ao longo do ano e até a COP 25. Assista ao webinar na íntegra.



Litigância Climática


O próximo evento da série Diálogos Futuro Sustentável está confirmado! O encontro Internacional sobre Litigância Climática, organizado pelo iCS e pela Embaixada da Alemanha no Brasil, será no dia 9 de maio, em Brasília. O evento reunirá palestrantes do Brasil afora e visa potencializar uma discussão sobre as experiências de outros países com litígios climáticos e as possibilidades de se pensar como esse tema dialoga com os desafios do sistema judicial e o ordenamento jurídico brasileiro. Em breve, as inscrições e a programação estarão disponíveis aqui. Herman Benjamin, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) já é um dos nomes confirmados no painel nacional. Não perca!


#advocacy #políticaclimática #engajamento #litigânciaclimática #DFuturoSustentável

iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados