• iCS - Clima e Sociedade

[#news1] Projeto Xingu Solar e Floresta Iluminada


Energia solar para o Xingu


No dia 27 de março, o Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) lançou dois estudos socioeconômicos sobre o projeto Xingu Solar, do Instituto Socioambiental (ISA), que até o momento instalou 70 sistemas fotovoltaicos em 65 aldeias do Território Indígena do Xingu (TIX). As análises quantitativas e qualitativas mensuram as vantagens e os impactos da energia gerada através do sol na vida das pessoas. A avaliação é clara: a combinação da produção de energia elétrica de geradores a derivados de petróleo com painéis fotovoltaicos poderia gerar economia de mais de R$ 360 mil por ano em subsídios federais se o atendimento fosse realizado dentro do programa Luz Para Todos. Mais do que isso, os estudos demonstram que as comunidades locais preferem as energias renováveis, por conta tanto dos benefícios ambientais, quanto da segurança energética ao não depender da disponibilidade de combustíveis fósseis. Além disso, mais luz significa melhor saúde e educação nas aldeias. Uma matéria exclusiva publicada no Estadão trouxe mais detalhes.


Vale lembrar que o apoio deste projeto foi decorrente a uma parceria de capacitação do iCS e do CIFF no tema de avaliação de impacto. Após os três dias de qualificação, as organizações fizeram um pequeno edital entre os participantes do curso. Assim, o IEMA teve o projeto selecionado para fazer a pesquisa em parceria com o ISA.


Clique para assistir ao filme:


Documentário Floresta Iluminada


O Instituto Socioambiental (ISA) lançou uma websérie de três episódios que mostram a importância da energia limpa para índios e ribeirinhos na Amazônia. O documentário, dirigido por Fernanda Ligabue, teve sua estreia em Manaus durante a Feira Simpósio Energia e Comunidades e dá voz aos seus protagonistas. São três territórios amazônicos visitados: a solarização de 65 aldeias no Parque Indígena do Xingu (MT); o Projeto Eletricistas do Sol, na Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns (PA); e os detalhes do Cruviana, primeiro projeto de geração de energia eólica em uma Terra Indígena no Brasil, perto de ser viabilizado pelo Programa Luz Para Todos do Governo Federal na Raposa Serra do Sol (RR) – terra, aliás, da primeira deputada federal indígena da história do país, Joênia Wapichana (Rede-RR). Assista aqui.



#EnergiaParaTodos #XinguSolar #Amazônia


iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados