• iCS - Clima e Sociedade

O Brasil e um mundo abaixo de 2ºC

Estudo do iCS, COPPE/UFRJ e Cenergia identifica caminhos para reduzir ou zerar as emissões dos setores de energia e transporte no Brasil até 2050 para atingir metas do Acordo de Paris




Uma parceria entre COPPE/UFRJ, Cenergia e iCS resultou na publicação “Brazil in a well below 2° world (briefing)”, que analisa três caminhos diferentes rumo a um Brasil carbono zero (ou de baixas emissões) nos setores de energia e transporte – crucial para alcançar os compromissos nacionais de proteção climática. Os percursos analisados foram: as emissões esperadas de CO2 e até 2050 baseado nas indicações atuais de consumo de energia e políticas de uso da terra; o que precisa ser feito entre 2010 e 2050 para o país contribuir com a meta de 2°C do Acordo de Paris; e o caminho a ser percorrido no mesmo período para a meta de 1,5°C de aumento médio da temperatura até o fim do século.


“A ideia do trabalho foi identificar onde estão barreiras e oportunidades para ir em direção a um mundo com aquecimento bem mais baixo do que estamos produzindo hoje. A natureza dos cenários não são previsões, servem como um exercício do que precisa acontecer para, por exemplo, chegarmos a um futuro de aumento médio da temperatura em 1,5ºC. Para identificar essas barreiras precisamos partir de alguma realidade e tentar mostrar onde é importante emitir menos”, avalia Roberto Kishinami, coordenador do portfólio de Energia do iCS. Confira o documento completo.


#mudançasclimáticas #iCSApoia

iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • LinkedIn ícone social