• iCS - Clima e Sociedade

A plataforma MobiliCAMPUS está no ar!

ITDP Brasil lança uma metodologia de educação a distância focada em mobilidade urbana sustentável. Saiba mais!


Gestores e técnicos de políticas urbanas, membros da sociedade civil e do setor privado, estudantes e docentes universitários, e demais interessados podem se inscrever na MobiliCAMPUS até o dia 22 de março. Trata-se de uma plataforma de educação à distância focada em mobilidade urbana sustentável, lançada pelo ITDP Brasil (Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento), com apoio do Itaú Unibanco e do Instituto República.


A plataforma oferece quatro cursos online gratuitos, elaborados por especialistas, que serão disponibilizados trimestralmente a partir do dia 1º de abril:


  1. Desenvolvimento Urbano

  2. Mobilidade a Pé

  3. Mobilidade por Bicicleta e Transporte Público


A carga horária estimada de cada um será de 8 horas, totalizando 32 horas para quem completar todos eles.


O período de inscrições vai até 22 de março para a primeira turma, que contará com número limitado de vagas, e pode ser feito pelo site http://mobilicampus.org.br/. Aos que não conseguirem participar nesta oportunidade, a plataforma disponibilizará ao longo do ano outras duas turmas.  


“Um dos objetivos de nosso apoio à causa da mobilidade urbana é contribuir para que as cidades estejam preparadas para receber modos de transporte mais sustentáveis e ativos, como andar a pé, de bicicleta, ou o transporte público. O patrocínio à criação do MobiliCAMPUS atende a esse propósito e contribui para a continuidade de políticas públicas voltadas para adaptar a malha urbana a todos os tipos de transporte”, comenta Luciana Nicola, superintendente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Negócios Inclusivos do Itaú Unibanco.


“A criação da plataforma contribuirá para disseminar os princípios de Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável, que é um conceito criado para guiar planejadores urbanos na promoção de estratégias para o desenvolvimento de ambientes urbanos mais sustentáveis e socialmente justos”, afirma Clarisse Cunha Linke, diretora executiva do ITDP Brasil.   

O Itaú e o apoio à causa da mobilidade urbana


O Itaú Unibanco tem como propósito estimular o poder de transformação das pessoas e contempla a Mobilidade Urbana como uma das causas do banco, ao lado de Educação, Cultura e Esporte. Desde 2011 o banco mantém o Bike Itaú, programa de empréstimo de bicicletas que atualmente conta com cerca de 7,3 mil bicicletas, somando 20 milhões de viagens e contribuindo para a melhoria dos deslocamentos no Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), além de cidades em Pernambuco, como Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, e também em Santiago, no Chile. 


#mobilidadeurbana #mobilidadesustentável #transporteativo

Sobre o ITDP


O Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP, da sigla em inglês para Institute for Transportation and Development Policy) é uma entidade sem fins lucrativos que promove o transporte ambientalmente sustentável e equitativo em todo o mundo. Há dez anos o Instituto desenvolve atividades de capacitação para técnicos e gestores públicos de todo país com a finalidade de implementar projetos de transporte e desenvolvimento urbano que reduzam as emissões de gases de efeito estufa e a poluição, ao mesmo tempo que impulsionam a habitabilidade urbana e as oportunidades econômicas. A organização é um dos donatários do Instituto Clima e Sociedade - na área do portfólio de transporte.

iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados