• iCS - Clima e Sociedade

Médicos Pelo Ar Limpo

Atualizado: 11 de nov. de 2021

Grupo de entidades e profissionais da medicina, liderados pelos Instituto Saúde e Sustentabilidade, cria iniciativa para mostrar à sociedade o impacto da poluição do ar e das mudanças do clima em nossa saúde


Em 2019, a ONU reuniu poluição do ar e mudança do clima, juntas, como o principal tema de atenção à saúde. A poluição atmosférica é uma das maiores causas ambientais de doenças e mortes prematuras no mundo (segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 7 milhões de pessoas perdem a vida todos os anos por doenças relacionadas à poluição). Por este motivo, o Instituto Saúde e Sustentabilidade lançou a iniciativa Médicos Pelo Ar Limpo, que é o resultado da união entre entidades e profissionais da medicina para apresentarem à sociedade o problema dos impactos da poluição do ar e as consequências da mudança do clima na saúde humana e vida na Terra.


O movimento defende a instituição da Política Nacional de Qualidade do Ar e a criação do Sistema Nacional de Informações de Qualidade do Ar. O PL 10521/2018, que atualmente tramita no congresso, rege os dois e sua aprovação é considerada essencial para que o Brasil possa, finalmente, contar com a primeira norma legal federal que apoiará ações de redução, controle e monitoramento de emissões em todo o território. Outra defesa é a implementação urgente do Acordo de Paris.


Crédito: Karl Egger/Pixabay