• iCS - Clima e Sociedade

Mato Grosso do Sul discute contribuição dos Estados brasileiros à NDC

Este é o primeiro estado nacional a fazer uma rodada de debates organizada pelas Frentes Ambientalistas Estaduais, com objetivo de entender desafios e oportunidades das mudanças climáticas


O Mato Grosso do Sul foi o primeiro estado brasileiro a realizar audiência pública sobre a contribuição dos estados para a implementação da NDC (Contribuição Nacionalmente Determinada ao Acordo de Paris) nacional. O debate, primeiro de uma série organizada pelas Frentes Ambientalistas Estaduais, aconteceu no dia 29 de abril com transmissão online e teve como principal objetivo promover maior entendimento referente aos desafios e oportunidades apresentados pelas mudanças climáticas, estimulando o pensamento crítico e inovador para a implementação de ações de adaptação e mitigação.


De acordo com o deputado estadual Renato Câmara (MDB), “o Poder Público tem vários instrumentos para minimizar um ponto fundamental do meio ambiente e um dos grandes limitadores para o avanço da proteção das águas e dos nossos solos: a questão econômica. Quando se fala em recuperar, fazer práticas corretas agronômicas, o produtor já pensa que é mais um encargo, um custo que está assumindo, mesmo com tantos impostos já pagos. É uma avaliação simplista, mas que ouvimos muito nas discussões. Precisamos criar instrumentos para minimizar isso”, diz.

Assista na íntegra.


Crédito: Mato Grosso do Sul - Creative Commons