• iCS - Clima e Sociedade

Nova Liderança em Comunicação Estratégica

Marisa Bastos, que coordenadora a comunicação do Instituto E+ Transição Energética, assumirá em fevereiro a Comunicação Estratégica do iCS. Seja bem-vinda!


O iCS dá as boas-vindas, a partir de fevereiro, à nova responsável pela sua Comunicação Estratégica, área integrada ao Departamento de Desenvolvimento Institucional e Parceiras): Marisa Bastos.


Marisa é graduada em Comunicação Social com especialização em Jornalismo pela FACHA, pós-graduada em Gerenciamento de Projetos pela Escola de Engenharia da UFF, e em Comunicação Empresarial pela Universidade Cândido Mendes. Entre suas experiências profissionais, Marisa trabalhou como gerente de comunicação na Apex, ligada ao MRE, onde implementou a comunicação internacional estratégica para os Estados Unidos, União Europeia e China, reformulou os processos de comunicação interna e comunicação digital, além de coordenar a equipe de atendimento à imprensa. Marisa também atuou na candidatura e, posteriormente, no Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016. Como gerente de comunicação, liderou o Plano de Comunicação Estratégica - que cobria os cinco anos de trabalho até os Jogos, e a comunicação da Casa Brasil para os Jogos de Londres. Foi observadora dos Jogos de Londres (verão) e Socchi (inverno) para operação e assessoria de imprensa. Ela também trabalhou para o Consórcio Estreito Energia (CESTE) na construção da Hidrelétrica de Estreito, no Maranhão, gerenciando as equipes de atendimento à imprensa, eventos, comunicação com comunidades impactadas e comunicação interna. Em 2019, Marisa iniciou sua atuação no terceiro setor, assumindo a comunicação do Instituto E+ Transição Energética, onde atua até janeiro 2021.