• iCS - Clima e Sociedade

Mapbiomas e Nossas são vencedores do Prêmio Skoll Foundation 2022

Atualizado: 12 de abr.

Eles se juntam a outras quatro iniciativas globais reconhecidas no maior prêmio do terceiro setor em todo o mundo. Cada organização recebe US$ 2,2 milhões para fortalecer seus projetos


É notícia boa que você quer? Então aqui estão logo duas: o MapBiomas e o Nossas são dois dos seis vencedores globais do Prêmio Skoll 2022 de Inovação Social, maior reconhecimento global do terceiro setor. Além da aclamação, há também o investimento de US$ 2,2 milhões de dólares para fortalecer cada uma das iniciativas escolhidas por três anos.


O MapBiomas foi selecionado pelo impacto que pode ser obtido a partir dos dados gerados com o uso revolucionário da tecnologia para mapear o uso da terra. Eles têm sido usados não apenas no combate ao desmatamento e queimadas, como também na proteção de unidades de conservação e Terras Indígenas, monitoramento dos recursos hídricos, planejamento do uso sustentável das propriedades rurais, monitoramento de vetores de doenças tropicais, entre outras aplicações. Outro fator chave para a escolha remete à operação por meio de rede colaborativa multi-institucional para produção de conhecimento.


O Nossas, outro grantee do iCS vencedor, atua desde 2011 no apoio a pessoas em suas lutas por justiça, no oferecimento de metodologias e oportunidades de ação aos ativistas de todo o país, e no impulsionamento do terceiro setor para promoção de mudanças efetivas na realidade política, social e econômica do país. Ao todo, mais de 1,2 milhões de brasileiros foram engajados, e 125 mudanças de políticas públicas foram alcançadas até agora.


Aos dois brasileiros vitoriosos (que se unem aos outros três representantes nacionais já vencedores do prêmio em outras edições), nossos parabéns cheios de orgulho.


Assista ao evento de premiação aqui.