• iCS - Clima e Sociedade

Justiça energética em comunidades do Rio

Série coordenada pela Comcat junto à Rede Favela Sustentável no Rio de Janeiro provoca reflexões sobre o papel da energia e da imensa desigualdade no acesso às mesmas


A série Justiça Energética, coordenada pela Comcat junto à Rede Favela Sustentável no Rio de Janeiro, tem provocado uma série de reflexões de diversas comunidades da cidade sobre o papel da energia e da imensa desigualdade no acesso e na qualidade dos serviços oferecidos a estas comunidades. Uma das reportagens/artigos mostra, por exemplo, como a energia solar pode ser importante aliado nas favelas: Dinei, morador da babilônia, no Leme, na Zona Sul, é uma das lideranças locais atuantes na RevoluSolar, associação sem fins lucrativos apoiada pelo iCS que trabalha com instalação de sistemas de energia solar em comunidades, além de educação ambiental e cursos de capacitação. Ele diz:


“Pequenos estabelecimentos, instituições, cooperativas. Babilônia e Chapéu Mangueira mostraram para o mundo que é possível energia solar nas áreas pobres”.

Veja mais sobre a série aqui!


Arte Original: Gilberto FAO/Site rioonwatch.org.br