
iCS - Clima e Sociedade
Jovens lideranças pelo clima: olhando para o futuro
Um dos painéis do maior festival de sustentabilidade da América Latina, a Virada Sustentável 2019, propõe um diálogo sobre o papel da juventude na luta pelo clima
A voz da juventude urge em ser ouvida. Não à toa, uma jovem de 16 anos
surge como uma das principais lideranças no combate às mudanças climáticas.
Greta Thunberg, nomeada ao Nobel da Paz, mobiliza milhares de adolescentes
e jovens por todo o mundo. O movimento - Fridays for Future - que promove uma greve escolar às sextas-feiras já alcançou mais de 125 países e continua crescendo.
No Brasil, o movimento de combate às mudanças climáticas e transição para uma economia que respeite os limites sustentáveis do planeta reúne diversas instituições. Por isso, no último mês, A Virada Sustentável 2019 em São Paulo dedicou um painel exclusivo - organizado pelo Cebds - para as narrativas da juventude. O objetivo era a construção de um diálogo propositivo a partir das lentes da jovens lideranças representantes de várias iniciativas, que uniram suas vozes para engajar e mobilizar a sociedade civil contra o aquecimento global.
Fotos: Gabriela Brudmman
Painelistas:
Amanda Costa, do Engajamundo, estudante de Relações Internacionais, coordena o Grupo de Trabalho sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (GT ODS) na ONG Engajamundo, é membro das redes Global Shapers Community e Youth Climate Leaders (YCL).
Fernanda Tibério, do Youth Climate Leaders, é bióloga, mestre e doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar e foi pesquisadora visitante na University of East Anglia. Foi professora e gestora de projetos socioambientais e atualmente é fellow da Youth Climate Leaders, atuando na pauta de Educação Climática.
Luciano Frontelle, do Plant for the planet, Diretor Executivo na Plant-for-the-Planet Brasil, acompanha a formulação e implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas desde 2012.
Rebeca Orosco, do CEBDS, é assistente Técnica das áreas de Mudança do Clima e Finanças Sustentáveis do CEBDS, mestranda no Programa de Planejamento Energético – PPE da Coppe/UFRJ, na área de Planejamento Ambiental.
O painel foi moderado por Andréia Coutinho Louback, Coordenadora de Comunicação do iCS, graduada em Comunicação Social pela PUC-Rio e mestre em Relações Étnico-Raciais pelo CEFET/RJ e faz parte do conselho do Narrativas, uma rede de profissionais de comunicação de causas – que atua nas organizações da sociedade civil, a partir da difusão de conhecimento e promoção de espaços de debate para a transformação social.
O debate foi transmitido ao vivo e é possível revê-lo na íntegra aqui!
#YCL #Engajamundo #JovensPeloClima #ViradaSustentável