• iCS - Clima e Sociedade

Investimentos de Impacto

Updated: Feb 27

No último episódio de janeiro de 2020, o programa Cidades e Soluções, do jornalista André Trigueiro na GloboNews, fala sobre investimentos em negócios de impacto social e entrevista a Sitawi Finanças do Bem


O programa Cidades e Soluções, do jornalista André Trigueiro, na GloboNews, teve como pauta investimentos de impacto. Trata-se de uma tendência no mundo dos negócios, na qual empresários e investidores passam a usar critérios mais sustentáveis na hora de escolher suas aplicações. A Sitawi Finanças do Bem, organização social de interesse público donatária do iCS e pioneira no desenvolvimento de soluções financeiras para impacto social e na análise de performance socioambiental de empresas e instituições financeiras, participou do episódio.


“A Sitawi trabalha, principalmente nesse tipo de finanças sustentáveis, um pouco de filantropia também, intermediando e tentando mobilizar mais capital para impacto social positivo. Do lado da filantropia, fazemos gestão de recursos filantrópicos para que eles sejam melhor alocados e direcionados para impacto; nas finanças sociais, começamos fazendo empréstimos para organizações sociais de negócios de impacto e, hoje em dia, realizamos empréstimos coletivos onde colocamos um pedaço do capital e convidamos pessoas físicas para colocar o restante em negócios de impacto também, como cooperativas, por exemplo”, diz Leonardo Letelier, Fundador e CEO da Sitawi.

Para investidores pessoas físicas, o negócio funciona bem, diz Tomás de Lara, empreendedor social e investidor da Orgânicos in Box pela Sitawi – o mesmo ou até o dobro do que renderia em poupança ou CDI. Confira o programa. A taxa de juros para os negócios de impacto social também são muito mais baixas pela Sitawi do que em bancos tradicionais.



iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados