• iCS - Clima e Sociedade

#iCSWebinar: Projeto Roraima Renovável

RETROSPECTIVA - No dia 7 de agosto, o Instituto Clima e Sociedade realizou o segundo webinar em sua sede no Rio de Janeiro. O evento online teve como pauta a discussão sobre os desafios e perspectivas do estado de Roraima - localizado na região norte do Brasil – no contexto do setor elétrico brasileiro. Foram aproximadamente duas horas de apresentações contextualizadoras sobre o potencial elétrico de Roraima, assim como as especificidades do clima, custo da importação da energia da Venezuela, de 46% de território indígena, entre outros. Ao total, a transmissão foi estruturada em nove exposições ministradas por diversos atores sociais – entre representantes do governo e da sociedade civil – a fim de compreendermos e problematizarmos a diversidade da comunidade, do clima e dos cenários do estado.

"O webinar trouxe uma visão geral dos esforços envolvidos em parte das soluções do difícil quadro energético de Roraima, particularmente na capital de Boa Vista - onde vivem 350 mil dos 480 mil habitantes do estado. O objetivo do iCS nesse projeto é contribuir para que todos os habitantes tenham acesso à energia limpa. Para isso, o aumento da eficiência energética e o uso as fontes renováveis, que são abundantes em Roraima, podem contribuir para praticamente eliminar o uso do óleo diesel para geração de eletricidade em boa parte da Amazônia", explica Roberto Kishnami, coordenador do portfólio de energia do Clima e Sociedade.

Reveja as apresentações do webinar aqui!

I) Iniciativas do Governo Federal em Roraima

- Luis Fernando Badanhan, coordenador Geral de Sustentabilidade Ambiental do Setor Energético do Ministério de Minas e Energia (SPE/MME)

- Carlos Firmeza, especialista da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)

- Luciano Giovaneli, Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL)


II) Contexto Atual e Perspectivas das Energias Renováveis no Estado de Roraima e no Município de Boa Vista

- Alexandre Henklain, Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima (FAERR/SENAR)


III) As Expectativas e Perspectivas das Comunidades Indígenas e remotas

- Ciro Campos, assessor do Programa de Política e Direito Socioambiental do Instituto Socioambiental (ISA)


IV) O Papel do Setor Privado na Geração de Energia no Estado de Roraima

- Ricardo Lima, consultor do Projeto Roraima Renovável


V) Formação de Recursos Humanos para a atuação no Setor Elétrico

- Joseane de Souza Cortez, diretora do Instituto Federal de Roraima – Campus Boa Vista


ATENÇÃO: se você deseja obter os PDFs das apresentações do webinar, escreva para um e-mail para andreia@climaesociedade.org e solicite os arquivos.


#iCSWebinar

iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados