• iCS - Clima e Sociedade

iCS financia bolsas de estudo para o programa de imersão do YCL

Youth Climate Leaders é um programa internacional e intergeracional que treina futuras lideranças climáticas e oferece networking e oportunidades de carreira no setor. Veja os relatos!


A vida de dois jovens brasileiros teve um ponto de virada no primeiro semestre: Fernanda Tibério, de São Paulo, e Danilo Farias, da Bahia, receberam bolsa integral do iCS para participar da imersão do Youth Climate Leaders (YCL), movimento internacional e intergeracional para catalisar ações climáticas por meio de treinamento, networking e oportunidades de carreira concretas no campo da mudança do clima para jovens. Com o intuito de criar a próxima geração de líderes climáticos, o YCL oferece uma experiência única para os participantes – como jornadas teóricas e práticas ao redor do mundo. Confira relatos de Danilo e Fernanda, que realizaram a imersão entre final de maio e início de junho.


“Com o apoio do iCS, participei da segunda edição do curso de Jovens Líderes Climáticos para o século XXI e integrei a rede YCL-Youth Climate Leaderes. Nessa oportunidade, pude discutir e acessar diversos conteúdos envolvendo temáticas de mudanças do clima, desde litigância climática a negócios do clima. Vivenciei uma fantástica imersão na parte prática final do curso no Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPÊ, tendo como experiência atividade de reflorestamento de árvores nativas da Mata Atlântica, do Projeto Semeando Água. A minha experiência como jovem negro e de baixa renda facilitada pelo iCS me possibilitou o acesso à Rede YCL, estabelecendo contatos e parcerias para o desenvolvimento de projetos e ações na área de mudanças climáticas. Com a participação tenho acesso ao YCL Network e às divulgações de vagas de emprego, intercâmbios e até mesmo mentoria. Essa oportunidade também me proporcionou voltar para casa motivado e energizado a pensar o futuro que eu, jovem liderança climática, quero para o planeta e para as futuras gerações” – Danilo Farias, 26 anos, Caravelas (BA).





“Durante o curso do Youth Climate Leaders, aprendemos em contato direto com grandes profissionais que atuam na agenda climática em temas como ciência, política, engajamento, empreendedorismo, justiça e economia. Somado ao conteúdo técnico e à experiência desses profissionais, também tivemos um fortalecimento de capacidades humanas. Entre os objetivos do YCL está a construção de uma rede de fellows que se apoiam e se fortalecem para atuarem na agenda do clima. Além de tudo isso, sinto que evoluí em meu desenvolvimento pessoal. A experiência permitiu reconhecer e aprimorar muitos potenciais. Terminei o curso com a certeza de que estou pronta para agir e trabalhar pelas mudanças que todos queremos e precisamos! Como profissional de meio ambiente e também professora, quero agora atuar na pauta de educação climática em diversos ambientes.” - Fernanda Tibério, 36 anos, bióloga, mestre e doutora em Ecologia e Recursos Naturais, Ribeirão Preto (SP).

Créditos de Todas as Fotos: Carolina Prado | @photo.for.change

#YCL #ClimateLeaders


iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • LinkedIn ícone social