• iCS - Clima e Sociedade

Governando com estratégia

Seminário do Governadores pelo Clima reúne estados para discutir sinergias do semiárido com energias renováveis, hidrogênio verde e economia de baixo carbono


O grupo Governadores pelo Clima realizou, no dia 25, o encontro “Construindo soluções interconectadas para o semiárido”, do secretariado executivo 2021: AL, BA, CE, ES, MA, MG, PB, PE, PI, RN e SE. Realizado pelo Centro Brasil no Clima, com o iCS entre os apoiadores, foram debatidas oportunidades de formulação de um plano integrado de ações para o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono no Semiárido brasileiro, conectando energias renováveis, hidrogênio verde e regeneração do rio São Francisco, além de estratégias de capacitação, empregos e inclusão sociocultural. Participaram, além de governadores e secretários de meio ambiente, especialistas do setor elétrico e representantes da Alemanha e União Europeia.



Para Annette Windmeisser, chefe da Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável da Embaixada da Alemanha, o Brasil pode se tornar um player global na geração de hidrogênio verde. A Alemanha aposta no hidrogênio verde para descarbonizar a indústria química, de cimento e siderúrgica. O país que se tornar fornecedor mundial de tecnologias verdes a hidrogênio terá que importar o combustível de outros países, que produzam com base renovável, como o Nordeste brasileiro.

iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados