• iCS - Clima e Sociedade

Giro 2020 propõe mobilização social para democracia em ano eleitoral

A proposta é criar uma agenda propositiva com processos formativos para fortalecer a democracia antes, durante e depoimentos das eleições municipais de 2020


A iniciativa Giro 2020, parceria da Casa Fluminense com a Fundação Cidadania Inteligente, deu seu pontapé inicial para fortalecer a democracia antes, durante e depois das eleições por meio de uma agenda propositiva, processos formativos e mobilização social. “O processo de monitoramento das políticas públicas não pode ficar centralizado numa organização. Por mais que a Casa Fluminense cumpra um papel de organizar dados e informação, a gente precisa construir metodologias e ferramentas para disponibilizar para lideranças sociais, organizações da sociedade civil, para que possam ser capazes de fazer controle social nos seus bairros”, afirma Henrique Silveira, Coordenador Executivo da Casa Fluminense.


Entre as atividades previstas para 2020, ano de eleições municipais, estão cursos para pré-candidaturas, laboratórios de formação para lideranças sociais, encontros temáticos, debate com candidatos, entre outros. “A gente acredita que pode construir cidades melhores, e que isso passa por eleições melhores, por mais monitoramento e uma sociedade civil protagonista do debate de construção de políticas públicas”, avalia Ana Carolina Lourenço, da Fundação Cidadania Inteligente. Assista ao filme do primeiro encontro abaixo.



iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • LinkedIn ícone social