• iCS - Clima e Sociedade

GEOCOVID para monitorar e prever

Projeto multidisciplinar une organizações acadêmicas, empresas emergentes de bases tecnológicas e o MapBiomas para criar GEOCOVID, iniciativa que combina geotecnologia e IA


Não é segredo que o novo coronavírus trouxe desafios enormes para o Brasil, país de dimensões continentais. Mapear e compreender sua disseminação, portanto, torna-se imprescindível ao combate da pandemia. Para tanto, um projeto multidisciplinar uniu organizações acadêmicas (UEFS, UFBA, UESC, UNEB e IFBA), empresas emergentes de bases tecnológicas (GEODATIN E SOLVED) e o MapBiomas em uma iniciativa que combina recursos de geotecnologias com inteligência artificial para monitorar e prever a evolução da COVID-19 no país: o Portal GEOCOVID.


O portal Geocovid foi lançado há um ano, com o propósito de monitorar o avanço da covid-19, inicialmente, nos municípios da Bahia, ajudando as autoridades de saúde na gestão e no enfrentamento da pandemia no estado. A grande procura por pesquisadores, profissionais da imprensa e gestores públicos de todo o país fez o projeto se ampliar nacionalmente.


Nesse momento, iniciou-se a parceria com o MapBiomas, cujo foco é mapeamento da cobertura e uso do solo do Brasil. A experiência do MapBiomas ajudou a superar desafios como a alimentação dos dados, espaço de armazenamento e eficiência de processamento dos dados. Em um ano, o portal Geocovid alcançou mais de 220 mil visualizações, por mais de 70 mil pessoas em 95 países.


A nova versão do portal Geocovid MapBiomas, lançada em março de 2021, apresenta melhorias na interface e nos algoritmos de projeção, além de novos conteúdos, tais como os dados de vacinação. Vem conhecer.