• iCS - Clima e Sociedade

Fórum Clima Subnacional 2019

Evento reúne 11 estados brasileiros, especialistas nacionais e internacionais para discutir onde estamos e para onde queremos ir em relação aos temas de adaptação e mitigação das mudanças climáticas, no Rio de Janeiro.


O Fórum Clima Subnacional 2019 realizado no dia 25 de abril foi um evento muito importante. Após climáticos extremos assolarem o Rio de Janeiro esse ano, a cidade recebeu o seminário para discutir o papel da ação climática sob a ótica dos estados brasileiros. Foi realizada também uma avaliação de onde estamos, tanto do ponto de vista nacional quanto internacional, em relação ao tema da adaptação e mitigação das mudanças climáticas. Os riscos e oportunidades para o país ganharam destaque, com previsões de cenários e novas tecnologias. Veja os principais destaques na matéria publicada pela GloboNews.



“O resultado prático desse encontro é que nós saíamos daqui informalmente com um conselho de estados para o clima. Os estados vão assumir um papel de liderança política nessa questão. Tivemos a presença de 11 estados e esperamos ampliar”, Alfredo Sirkis (FBMC)

Fotos: Ângelo Bernardelli

"Já que estamos enfrentamos a mudança climática, a adaptação é absolutamente necessária e a adaptação se dá na ponta – nas cidades e estados. Uma cidade ou um estado no Norte vai ter que encontrar outras alternativas de se adaptar bem diferente do Sudeste, do Sul, do Norte. Então, você construir essa alternativa, essa ação estratégica de baixo para cima faz muito mais sentido” Suzana Kahn (COPPE/UFRJ)


iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • LinkedIn ícone social