• iCS - Clima e Sociedade

Programa Floripa Cidade Eficiente – Resultados

Evento online apresenta as ações e resultados da segunda fase do Cidades Eficientes na capital de Santa Catarina, com estruturação de elementos de governança e políticas públicas em eficiência energética


O Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) e a Prefeitura Municipal de Florianópolis foram os criadores do evento online que marcou o encerramento da segunda fase do Projeto Cidades Eficientes na capital de Santa Catarina, desenvolvido com o financiamento do iCS. A apresentação “Programa Floripa Cidade Eficiente: ações e resultados – Estruturação de elementos de governança e políticas públicas em eficiência energética” contou com a participação de Kamyla Borges, coordenadora da Iniciativa de Eficiência do iCS.


Olavo Kucker, presidente do CBCS, acredita que este projeto é como uma semente implantada, com a expectativa de ser reproduzida em todo o território nacional. “Floripa é prova de que a iniciativa privada, junto com o Terceiro Setor e o setor público podem tornar as nossas prefeituras e as nossas cidades com custos muito mais eficientes que, além de colaborar com a sustentabilidade, dão à máquina pública o custo necessário para que ela possa servir ao cidadão”.


O projeto se estrutura em três pilares: Gestão, com a organização da gestão de consumo dos edifícios públicos municipais; Capacitação, com o treinamento do corpo técnico em eficiência energética das edificações; e Políticas Públicas, que se consiste na estruturação de princípios norteadores para políticas na área de eficiência energética. Entre os desafios, estavam o inventário do estoque de edificações, dados de consumo de energia e dados de consumo de água, para depois a análise das potenciais ineficiências e indicações de melhorias.


Assista na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=RVQhxgMU1Mw