• iCS - Clima e Sociedade

Faltam 39 dias para a Climate Week no Brasil!

Pela primeira vez, nosso país vai hospedar a Semana do Clima da América Latina e Caribe. A agenda do evento já está disponível e as inscrições são gratuitas. O Instituto Clima e Sociedade (iCS) e seus parceiros estarão presentes!

Por Alice Amorim


Entre os dias 19 e 23 de agosto, Salvador sediará a Semana do Clima da América Latina e Caribe (Latin America and Caribbean Climate Week - LACCW). O propósito desse grande evento será evidenciar as ações climáticas que estão sendo implementadas na América Latina. A programação contará com mais de 1000 pessoas, de várias regiões. Diferentemente das negociações climáticas que acontecem nas COPs (Conferências das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) anualmente, na Semana do Clima o mote é a ação.


Empresas, estados, municípios e organizações da sociedade civil poderão discutir as oportunidades e desafios de como lidar com a situação de crise climática em que nos encontramos, trabalhar para aumentar a ambição coletiva na redução de emissões de gases de efeito estufa e na adaptação aos impactos da mudança do clima que já são sentidos em vários níveis. Serão propostas discussões aprofundadas sobre quatro das nove faixas da Cúpula sobre a Ação Climática, que será presidida pelo Secretário Geral da ONU, Antônio Guterrez, em setembro:


1) transição energética;

2) transição da indústria;

3) infraestrutura, cidades e governos locais;

4) soluções baseadas na natureza.


A agenda já está disponível online e as inscrições são gratuitas. Para além desses temas e debates promovidos pelos organizadores, existem várias formas de participar: comparecer às mesas de discussão, expor trabalhos nos estandes e organizar discussões temáticas. Proponentes têm até o próximo domingo para apresentar sugestões de atividades, que serão selecionadas pelo Secretariado da Convenção do Clima da ONU. Veja mais detalhes aqui!


Considerando a importância de avançarmos na implementação de medidas práticas e políticas públicas - que, ao mesmo tempo, respondam aos nossos desafios de desenvolvimento e promovam a descarbonização da economia brasileira -, o iCS e muitos de seus parceiros estarão presentes, contribuindo para várias discussões. Essa é uma grande oportunidade para conhecermos outras experiências latino-americanas nessa luta global de combate à mudança do clima. No próximo boletim, divulgaremos as atividades que serão promovidas pelo iCS e seus parceiros durante a Climate Week. Participe conosco!

#ClimateWeek #Salvador


Alice Amorim é advogada e coordena o portfólio de Política Climática e Engajamento do Instituto Clima e Sociedade. Leia outros artigos produzidos por ela sobre a Laudato Si, Congresso Nacional e sobre a COP24.

iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • LinkedIn ícone social