• iCS - Clima e Sociedade

Eventos mobilidade sustentável

Dois eventos com apoio do iCS mostram os impactos das políticas de mobilidade sustentável na saúde pública e na qualidade do ar. Assunto é urgente.


O Instituto Clima e Sociedade e a Vital Strategies realizaram o primeiro de uma série de debates sobre os Impactos de políticas de mobilidade sustentável na qualidade do ar e seus benefícios para a saúde pública. O tema é fundamental, uma vez que a má qualidade do ar é responsável por mais de 66 mil mortes por ano apenas no Brasil, e aproximadamente 70% da população brasileira vive em áreas onde a concentração de material particulado extrapola os limites recomendados pela Organização Mundial de Saúde (IHME 2018). Durante o evento foi também lançada a publicação “Acelerando melhorias da qualidade do ar nas cidades”, guia que ajuda prefeituras a desenvolver essa capacidade. Assista ao debate e baixe a publicação.


Um dia antes, webinar/coletiva de imprensa reuniu associações médicas de todo o Brasil para o lançamento de carta em defesa da manutenção dos prazos do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotivos – PROCONVE. Entre os organizadores, está a campanha Inimigo Invisível. Assista!